Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Revista Arte e Resistência na Rua


Enfim, a Revista "Arte e Resistência na Rua" está de volta à praça, neste caso, à praça virtual, conectada pela rede mundial de computadores. Após um intervalo de dois anos sem publicação, compartilhamos a edição nº 4, que traz textos de reflexão teórica, relatos de ações de militância e leituras críticas dos espetáculos apresentados na 6ª Mostra Lino Rojas, realizada em novembro de 2011.
A trajetória da Revista, que teve sua primeira edição em 2009, é retomada, dando continuidade aos processos de formação de críticos em diálogo direto com os fazedores teatrais e de registro do fazer teatral de rua. Esforço, sempre bom lembrar, militante, que conta com o trabalho voluntário de artistas, estudantes de graduação e pós-graduação reunidos em torno do Núcleo Paulistano de Pesquisadores e Fazedores de Teatro de Rua e do Grupo de Pesquisa "Crítica aos espetáculos de rua", ambos sediados no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – UNESP e coordenados pelo professor Alexandre Mate. Além, é claro, de toda a articulação e iniciativa do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo, realizador das sucessivas edições da Mostra Lino Rojas, que já se inscreveu no calendário cultural paulista e quiçá nacional.
Um destaque desta edição é a inclusão de artigos de aprofundamento teórico acerca de temas caros à produção teatral de rua, como as questões de espaço e território e da palhaçaria. A Revista se expande, se aprofunda e se enraíza entre os teatristas, pesquisadores e apreciadores desta arte, fornecendo alimento para o contínuo amadurecimento de uma práxis de potencial emancipatório, que implica a ocupação e a ressignificação dos espaços públicos, na contramão da mercantilização que impera na sociedade. Que a Revista possa ser mais uma trincheira na luta pelas artes públicas e por um mundo mais digno e justo! Boa leitura.

Nenhum comentário: