Pesquisar este blog

sábado, 21 de março de 2009

VAMOS PRA RUA!*

Precisamos ir para as ruas! Temos de destruir esta arquitetura que separa os homens. 
Julian Beck 

Desde a revolução industrial que caminhamos de forma alucinada para a especialização, para o conhecimento compartimentado, para a competitividade exacerbada e, conseqüentemente, para o isolamento e isto só nos têm alienado. Romper com a estrutura imposta pelo capitalismo, sem utilizar as suas ferramentas, a sua violência, é uma necessidade.

A Arte é o caminho para a “humanização” do homem e o teatro de rua uma de suas formas. Esta modalidade teatral é um veículo de comunicação poderoso e uma ferramenta de sensibilização do outro, em que regras e limites, quase não há e no qual o comunicador (o ator) não está acima de seu espectador, mas no mesmo nível, podendo interferir em sua realidade e ficando aberto a modificações propostos por estes, ou seja, uma via de mão dupla no qual se acrescentam e se modificam mutuamente.

A rua é o espaço de todos e, mesmo com todas as amarras da sociedade, é onde a liberdade acontece. É onde as lutas por melhores dias ocorrem, é o lugar da manifestação, é o espaço da democracia por natureza. Sendo este lugar tão importante, faz-se necessário que seja também lugar de fruição das artes e da desalienação.

O teatro de rua pode cumprir o papel de sensibilizar as pessoas e discutir problemas da nossa realidade nos espetáculos. Como já afirmou Julian Beck (apud CRUZIANI; FALLETTI, 1999: p, 91): “há duas formas de teatro: uma que acorda as pessoas, e uma que as faz adormecer. Um teatro pode, a rigor, até não falar de política, de sociologia, mas pode ter, dependendo das escolhas de quem o faz, um resultado de tomada de consciência da realidade pelo público”. Devemos optar pela primeira. A rua deve ser o lugar do encontro, do reconhecimento do outro e de suas diferenças e o teatro pode ser uma ferramenta para cumprir este papel.

  Por Adailtom Alves – Historiador e ator

*Publicado originalmente em A Gargalhada, n 01, março/abril de 2006. Revisado para esta publicação.

Nenhum comentário: