Pesquisar este blog

sábado, 2 de abril de 2016

Eu preciso de novos sapatos

Amanda Bueno[1]

Na noite de 23 de março de 2016 houve a estreia de uma montagem do clássico de Plínio Marcos, Dois Perdidos Numa Noite Suja, com a direção de Cico Caseira e uma produção do Quebra Perna. O espetáculo aconteceu no Teatro Universitário de Curitiba (TUC) durante a Mostra Fringe no 25º Festival de Teatro.
Com a disposição de dois atores em cena que exploraram as relações de espaço com uma fita adesiva, o drama aconteceu. Paco e Tonho dividem um quarto numa pensão e mostram uma realidade de pobreza que lidam e discutem todas as noites antes de dormir. O desenrolar acontece quando Tonho precisa de um sapato para que sua aparência melhore e ele consiga mais facilmente um emprego, para melhorar seu padrão de vida, já que os dois são carregadores em um mercado. Ao pedir o sapato ao companheiro, sofre abusos morais. A relação de opressor e oprimido vem à tona; além disso, ambos tramam um assalto para conseguirem os sapatos e uma flauta. Já que Paco sentia falta dos tempos em que podia tocar e ganhar a vida dessa maneira. O assalto acontece e explicita os traumas dos comparsas levando o espetáculo de uma linearidade ao clímax em que as posições se invertem. Tendo, ao final, o assassinato de Paco pelas mãos do próprio parceiro.
  A dupla de universitários do Rio de Janeiro, Erick Tuller e Jeff Fagundes, contou, infelizmente, com problemas técnicos, no que dizem a respeito à iluminação, volume de voz, disposição do posicionamento do público no local que tornou inevitável o desprendimento da atenção de alguns.




[1] Estudante na Universidade Federal do Paraná.

Nenhum comentário: