Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de março de 2010

Você já foi a uma COHAB?

Por Edson Paulo – Ator do Buraco d`Oráculo

Foto: Arquivo do Buraco d`Oráculo - Espetáculo A Bela Adormecida, na Cohab Santa Etelvina - Cidade Tiradentes - São Paulo/SP

Você já foi ao Jardim Palanque? Sabe onde fica a Praça do 65? Ou ainda ao conjunto Stª Etelvina VII–G?

Pois bem, esses lugares existem e são parte do território da cidade de São Paulo que foram visitados pelo circuito de Teatro de Rua do Buraco d`Oráculo no Projeto Circular Cohab´s. Projeto que vem sendo desenvolvido desde março de 2006, e já contemplou doze Conjuntos Habitacionais da região leste de São Paulo.

Os conjuntos Jardim Palanque, 65, Santa Etelvina VII-G juntamente com os Conjuntos Juscelino Kubistchek , Inácio Monteiro e Cidade Tiradentes, fizeram parte da programação desta segunda fase do projeto que iniciou-se em setembro de 2006. Todos esses conjuntos habitacionais fazem parte do distrito de Cidade Tiradentes o maior da América Latina com cerca de 600 mil habitantes.

O Buraco d`Oráculo desbravou alguns desses locais, como foi o caso do Jardim Palanque onde a maioria de seus moradores são oriundos do desalojamento provocado por um incêndio na favela de Vila Prudente e de outras áreas de risco. Sem nenhuma sobra de dúvida o local nunca havia recebido qualquer tipo de manifestação artística, e está distante de qualquer programação municipal ou de outro tipo, "por aqui não tem nem show de comício" relatou um de seus moradores.

Nosso encontro com esse local deu-se por meio de dois jovens (Rosário e Jones) lideres comunitário, que na força de seus 19 anos, sonham, lutam pela implantação de uma biblioteca comunitária e por atividades que tragam, entretenimento, lazer e educação para os habitantes do bairro.Vimos nesses jovens e também em nossas apresentações o quanto é necessário estar fazendo ações, mesmo que pequenas, mas que quando somadas resultam em grandes transformações, se não para um mundo mais justo, serve para a transformação do cidadão comum.

Apesar de algumas dificuldades e do curto período de aproximação com este público, foi notável a transformação nos fins de semana que estivermos juntos compartilhando os sonhos de desejo e mudança com esses jovens.

Como sempre contamos com grupos convidados para compartilhar nossas ações, estiveram conosco: Manjarra, Teatro da Pateticidade, Cia dos Manicômicos, Cia dos Inventivos, Cia do Miolo e Pombas Urbanas. O Pombas Urbanas foi o grande parceiro nesta etapa, abrigando o Projeto no seu "Centro Cultural Arte em Construção", que serviu de espaço para a realização das oficinas do II Núcleo de Teatro de Rua, o resultado é o grupo Teatristas Periféricos, formado por jovens que estão tendo seu primeiro contato com o fazer teatral.

Procuramos instrumentalizar esses jovens não só por meio das oficinas, mas também pela discussão sobre a formação de grupo e do processo do ator. Para isso realizamos dois "Café Teatral" na região,com Teatro da Pateticidade e Antonio Rogério Toscano respectivamente.

Descobrimos locais de grande afluência de público, dos seis conjuntos percorridos três tiveram um público acima da média, o que nos fez refletir sobre a necessidade de um trabalho continuo sempre. Alguns espectadores assistiram ao primeiro espetáculo da janela de seus apartamentos, o segundo do outro lado da rua, o terceiro como parte da grande roda e no quarto faziam parte daquele acontecimento. Agora querem mais.

A região de Cidade Tiradentes fica a 45 km do marco zero da cidade, seu acesso dura, em média, duas horas de ônibus, parte de sua população não vai até o centro e muito menos freqüenta os equipamentos culturais. Mas durante seis meses pudemos realizar o encontro desse público com o teatro de rua por meio do "Circular Cohab´s".

Portanto nego, você já foi a uma Cohab? Não. Então vá!!

Publicado originalmente em A Gargalhada nº 7, março/abril de 2007, p. 7.

Um comentário:

Valdecy Alves disse...

Nos tempos atuais ao seguimos um blog ou sermos seguidos, formamos uma verdadeira teia, capaz de ter um alcance quantitativo e qualitativo para matérias formativas e informativas, que mídia alguma consegue ter. Já imaginou se os pré-socráticos e pós socráticos tivessem tal meio divulgador na sua época? A história seria outra! POR ISSO PARABÉNS PELO BLOG.

Aproveito para CONVIDAR VOCÊ, seus seguidores e quem você segue, para lerem matéria sobre o espetáculo SAGRADO E PROFANO, que ocorrerá na cidade de Senador Pompeu, interior do Ceará, no pequeno Distrito de Engenheiro José Lopes. Experiência artística que mobiliza toda a população, que além de encenar a Paixão de Cristo ainda tem os caretas, que há cerca de 70 anos, saem pelas ruas. Experiência artística, social, política, folclórica, econômica..... que merece ser relatada, imitada e, sendo possível, vista e visitada ao vivo. Boa leitura em:

www.valdecyalves.blogspot.com