Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Escambo em Umarizal por Junio Santos

Cumprimos com mais uma etapa de nossa trajetória. Realizamos o XXVIII Escambo Popular Livre de Rua no bairro popular da COHAB na periferia  Umarizal-RN. E como cada escambo que fazemos com sua própria cara. Como não temos formula, projeto, forma definida o escambo vai se moldando a realidade do lugar e dos participantes e como sempre tem acontecido no Movimento novos artistas e curiosos chegam pra viver seu primeiro escambo e isso faz com sempre estejamos começando, o que sempre achei muito bom.

Desse escambo, definido dia 07 de setembro de 2010 na roda final ou inicial do XXVII Escambo em Lucrecia, produzido com muita garra pelo arte e riso, culturarte da Cohab e Caras e Caraíbas do Caraíbas e com o patrocínio total da população da COAHB, que chegava de bicicleta, moto, a pé, com doações de alimentos e até pratos ja prontos confirmamos mais uma vez ser possivel, com muitas dificuldades é claro, ser independentes, inclusive sobre o que conversamos, debatemos, apresentamos e encaminhamos. Isso quer dizer que não discutimos nada distante e irreal para nós como a campanha e os lobbys por fulano ou por sicrano nos cargos públicos. Tratamos de aprofundar a conversa sobre a volta amargosa da repressão aos que brinca ao ar livre, trocando cenas, jogos, danças, cantigas por algumas moedas entregues de forma espontânea e sem sacanagem, nem imposição dos impostos impostores que esvaziam as carteiras do povo brasileiro.

Sabemos que teve bons e marcantes momentos e desses podemos destacar a roda e as apresentações do domingo em frente da capela de são francisco, com um público ativo, participante, atiçante, vibrando, entrando em cena, interropendo o espetáculo, mudando e provando que não há estética que aguente ficar estática quando se abre, sem medo a participação popular.

O Escambar do domingo com a presença do mestre-poeta-barbeiro Toinho de Otília com seus poemas fortes, bem feitos e intrigantes e o respeito e admiração que ele tem por essa moçada escambista de Umarizal.

Destacamos ainda e com louvor a presença e a conversa com o mestre carneirinho com 84 anos de boi de reis e cavaquinho dizendo a todos que só tinha 55 anos porque só conta como idade os anos de brincadeiras que geram vida.

O Mestre Lolô com muito saber, garra, interpretação e uma memória fantástica, falando, fazendo cenas, interpretando personagens e cantando textos e músicas de dramas seculares que por muito tempo foram manifestações cênicas de Umarizal.

Isso é muito forte e marca nossa passagem pelo XXIX Escambo na sempre receptiva Umarizal.

Destacamos também a presença de artistas andarilhos do Peru, Colombia, Bolívia e pela primeira vez de uma jornalista - a Larisa do Jornal Mossoroense de Mossoró - que se hospedou onde todos se hospedam, comeu e bebeu o que todos comeram e beberam e prepara matéria especial sobre o Escambo no proximo domingo e no domingo sequinte irá publicar uma entrevista que fez conosco.

Pra encerrar envio agradecimentos a Pequena e Francisco Antonio - pai e mãe de Emanuel - que colocaram o carro e a poderosa mais uma vez a serviço do Escambo e nos ofereceram um almoço especial no sabado.

A Chico Paulo e Socorrinha, mãe de Joelson, fica nosso agradecimento pelos cafés a tardinha e a Dona Iraci e seu Inácio, seridoenses lá da linda Serra Negra agradecemos de coração pelas panquecas, tapioca, café e as histórias que foram contadas na tardinha do domingo.

No mais, parabéns a todos e nossos aplausos para o Arte e Riso, Caras Caraíbas, Culturarte e as lindas crianças do grupo de danças semi-desaparecidas Araruna.

Em breve voltaremos a Umarizal com mais e mais teatro de rua, poesia, música, dança, grafite, cinema, fotografia, folguedos populares e a alegria que contagia o Escambo Livre de rua!

Valeu!! 
Junio Santos - Cervantes do Brasil

Nenhum comentário: