Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Autorização de uso das praças!!!!!

 

A MOSTRA DE TEATRO DE RUA LINO ROJAS tem sido muito importante no sentido de conversarmos sobre tantas impedições na rua e conversar sobre isso com a populaçao, na última edição ocorrida de 05 a 14 de novembro teve os debates na praça mesmo, logo após os espetáculos. E manifestaçoes muito interessantes puderam agregar em nossas discussões. Um artista plástico de rua, que pinta quadros sentado no chão, diz que trabalha há anos com a Constituição na mão (e mostrou o livretinho amarelo, todo rasgado e todo grifado nos artigos sobre liberdade de expressão), ele disse ainda que já foi quase preso várias vezes e sempre usa a Constituição pra exercer seus direitos. Depois, um advogado disse que conseguiu o direito na justiça para seu cliente, o cantor Fabiano Martins, segundo ele, artista de sucesso das praças.

Curiosamente, na quinta feira, esse mesmo artista de que o advogado falou: Fabiano Martins, apareceu na Praça do Patriarca com sua caixa de som pra fazer o show de música e vender seus cds. Falei da Mostra e dos espetáculos, que tinham autorizaçao da Sub-Sé e perguntei se ele tinha autorizaçao também. Ele disse que tem pra apresentar em qualquer lugar a qualquer hora e me mostrou um monte de papéis de toda uma briga judicial daquele advogado e do debate com a justiça brasileira. É isso mesmo: Um artista de rua, um cantor aqui de São Paulo foi atrás dos direitos legais de uso livre das praças e, pasmem... CONSEGUIU!

Ele atua quase que em uma turnê fixa: segundo ele, todas as quintas está na Patriarca, terça na Sé e assim por diante... Tem até fãs que o acompanham...

O principal é que ele deixou que eu tirasse xerox de todo processo jurídico que não foi fácil... Várias vezes deferido, mas da última, em brasília, conseguiu autorização!

Um advogado, amigo do Movimento de Teatro de Rua, vai tentar isso pra gente também. Todos nós devemos brigar juridicamente pra que NÃO HAJA MAIS MOTIVOS DE NOS TIRAREM DAS RUAS. Afinal, se um conseguiu, já abre precedentes pra que todos nós consigamos... é só irmos atrás da lei...

http://lh5.ggpht.com/_ryrYr4AxtyM/S6-c13HSm8I/AAAAAAAAASA/ogwlTojq7ZI/assNat.gif




Nenhum comentário: