(escrevam sobre isso; vamos aumentar esse texto, porque essa história está bem documentada em fotos e vídeos, precisamos de textos)
Vivenciamos essa história
Em plena Mostra Lino Rojas o MTP/PE (alguns grupos, como o Vem Cá, Vem Vê e o POESIS, assim como estiveram presentes Ivo, Lulinha e outros amigos de Presidente Prudente) decidiu fazer uma intervenção no prédio que a FLM - Frente da Luta pela Moradia - tinha ocupado há cerca de um mês. Todos nós fomos com muito entusiasmo e expectativa para a noite de 10 de novembro, as 19h. Fomos muito bem recebidos pelos moradores, visivelmente emocionados pela nossa presença (cerca de 100 pessoas assistiram aos espetáculos; depois de uma conversa aberta, apenas 1 já tinha visto uma peça teatral). Nós apresentamos num espaço (chamado de escolinha, pois ali estudavam e brincavam as 400 crianças) que felizmente foi percebido: em frente ao restaurante que nos alimentou tinha um prédio totalmente pichado, com faixas de protesto forrando as varandas, e uma média de 1.200 pessoas.
A identificação com aquela luta foi quase imediata. Depois de cinco dias de Mostra, fumando um cigarro depois de um bom jantar, eu e Alexandre percebemos a movimentação em frente ao prédio e conversamos sobre a possível intervenção.
Todos que ali estavam perceberam a boa energia das pessoas, o que propiciou duas boas apresentações. Esse momento belo foi finalizado com poesias e falas de agradecimento e apoio. Antes de irmos, depois de muita conversa, fomos convidados a participar de um protesto marcado para o dia seguinte.
Na manhã de 11 de novembro, as 11:30, fomos para a concentração em frente ao prédio ocupado. Não tenho ideia da quantidade de pessoas que participaram, mas foi o suficiente para que todos escutassem as palavras dignas e indignadas. Acompanhamos (Jailson, Alexandre, Marília, Igor, Magda, Gerson, Lulinha, Jonatas, Adriana, Bélgica) a grande passeata até a Câmara dos Vereadores com apitos, pandeiro, zabumba e gritos. Infelizmente os vereadores de São Paulo se esconderam e a FLM saiu em direção, acredito, ao ministério público. Nós, agradecemos pelo convite e nos despedimos das pessoas que nos receberam tão bem na noite anterior. Voltamos para a Praça do Patriarca, quase certos de que a vitória seria difícil, mas que a luta foi gigante, necessária e inspiradora. E sempre será.
Pablo Dantas
Movimento de Teatro Popular de Pernambuco
As minhas fotos seguem em anexo e abaixo o resultado divulgado na manhã de hoje:
PM realiza reintegração de posse em prédio ocupado no Ipiranga
JB Neto/AE
"AE"
Interdição. A CET mantém a Avenida Ipiranga totalmente interditada entre as avenidas São João e Rio Branco. O itinerário de 58 linhas de ônibus, além de trólebus, foi modificado devido à reintegração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário