Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

VI Mostra de SMP pelo TIA


A VI Mostra de Teatro de São Miguel Paulista
A TIA Participou intensamente da VI Mostra de Teatro de São Miguel Paulista do dia 07 a 13 de dezembro, falamos intensamente, pois no dia 07, dia de nossa chegada, já nos abancamos para o Café Teatral à tarde, recheado de muito pão caseiro da mãe (Solita) da Selma que nem a Iná Camargo resistiu. Ela (Iná Camargo) marcou presença falando sobre "teatro e a luta de classes" juntamente com vários grupos da região de SP, a casa estava cheia, já havíamos visto a Iná debatendo outras vezes, mas naquele dia ela estava especialmente inspirada.
Na quarta nos integramos à conclusão da oficina de técnica vocal que os integrantes do Buraco d`Oráculo e da Trupe Arruacirco têm participado. Depois fomos dar uma espiadinha em uma das oficinas que o Buraco desenvolve numa outra região de São Paulo.
Na quinta foi o dia do fabuloso Ogrobol, jogo de aquecimento criado pelos meninos do Rosa dos Ventos. Em seguida, ministramos uma oficina na Casa d`Oráculo, embasado em alguns exercícios, jogos e treinamento que geralmente usamos e nos identificamos. Extracurricular, terminamos o dia participando de um encontro promovido pela Cia. dos Inventivos.
Sexta, sábado e domingo. Os espetáculos da mostra. O que podemos dizer? Uma mostra rica em diversidade estética e de temática, onde se viu bastante presente o circo e também as relações de lutas de classes, como se não bastasse, tiveram a graça da presença extra dos amigos argentinos do Circo Ve participando. As apresentações da mostra foram feitas em dois lugares periféricos na Zona Leste de São Miguel Paulista, onde o Buraco d`Oráculo desenvolve seu trabalho, na Praça do Casarão e no Viaduto da China. Para nossa sorte tivemos oportunidade de apresentar nos dois lugares, ambos tinham participação efetiva da comunidade, principalmente no Viaduto da China, onde a casa da Dona Preta, moradora da comunidade e parceira da mostra, serviu de apoio logístico e camarim. Foi uma mostra com cara de festival, só faltou mesmo uma verba suficiente destinada a festivais, pois o pessoal do Buraco fez um verdadeiro milagre econômico, para conseguir fazer o que de fato fizeram com poucos recursos, mas de tamanha excelência e qualidade artística.
No nosso último dia, um tempinho para uns toques circenses recebidos da Selma, a despedida e o coração da Tia cheio de saudade.
Obrigado a todos e todas que somaram mais um pouquinho nessa caminhada da Tia! Lagartixa!
TIA - Canoas/RS

Nenhum comentário: