· Debatedor e CRIAR Junto AO Poder Público, Marcos Legais Nacionais parágrafo Plena utilizaçao dos Espaços Públicos Abertos, extinguindo TODAS e quaisquer Cobranças de taxas, Bem Como um parágrafo Burocracia excessiva como Apresentações de Artistas, Trabalhadores, Grupos de rua e afins, ASSIM garantindo, O Direito de ir e vir eA livre Expressão Artística, EM CONFORMIDADE com o Artigo 5 º da Constituição Federal Brasileira;
O Teatro de Rua e hum Símbolo de Resistência Artística, Comunicador e Gerador de Sentido, alem de serviços propositor de Novas Razões não OSU dos Espaços Públicos Abertos. ASSIM, instituímos o dia 27 de março, dia Mundial do Teatro e dia Nacional do Circo, Como O Dia de Mobilização Nacional Políticas Por Públicas, e conclamamos Os Artistas, Trabalhadores, Grupos de Rua e Afins eA População brasileira um lutarem Pelo Direito à Cultura e à Vida.
Relato do VIII Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua
Estivemos Reunidos in Campo Grande, Mato Grosso do Sul, nsa Dias 24-28 de Novembro. Como Apresentações e rodas de Conversas realizadas FORAM NAS sedes dos Grupos Locais, Circo do Mato, Flor e Espinho e FESMAT (Federação Sulmatogrossense de Teatro), na Praça Ari Coelho, Calçadão da Barão do Rio Branco e Arena do Horto Florestal.
O Encontro FOI harmônico e Produtivo hum ocorreu Onde belo cortejo de abertura, Mostra de Teatro de Rua da Rede Brasileira de Teatro de Rua, roda de conversa e Lançamento do Livro "Teatro de Rua no Brasil" - Como ASSIM Licko Turle e Jussara Trindade, uma Atriz da Participação e Diretora de Teatro de Rua Teresa Meyer representando o Paraguai e de Cinco municípios de Mato Grosso do Sul.
Epidêmico uma Apresentação e relatos dos articuladores e SUAS respectivas Localidades, lemos como Propostas de pautas colocadas FORAM Que Na Rede e construímos coletivamente uma Pauta discutidos e encaminhados Onde FORAM OS seguintes temas:
Diferença Entre Sede Pública Grupo Um de e Sede Pública na Rua, uma Restrição utilizaçao dos Espaços Públicos, conhecimento do Diretor Planos e Lei Orgânica dos municípios, Avaliação do Pró-Cultura, Avaliação e Ações de Governo SUAS in Relação Combinados EAo, Burocracia do SINCOV , Fundo setorial, o nao Cumprimento dos editais e Prazos Por Parte da FUNARTE / MINC, Participação dos articuladores da RBTR nsa colegiados e Conselhos Setoriais, a Rede da Autonomia e local do Encontro Próximo.
FORAM UMA produzidas Carta de repúdio AO Atraso do MINC, UMA CARTA DO hum oficio n º Encontro e o Ministério das Cidades solicitando uma requalificação de Espaços Públicos Culturais Como Equipamentos via PAC, EXISTE UM also Relatório Sobre como Diarias DISCUSSÕES. O Relato dos Encontros estabeleci com o Luciano, a Carta EO oficio estao com um Aisha dos Inventivos, alem do Estabelecimento de gts de Trabalho n º prepararem ALGUMAS METAS tiradas par o Próximo Encontro.
A Partir dos exaustivos debates OS encaminhamos seguintes GTs Documentos e respectivos SEUS Integrantes Que Terao de Construir uma Serém discutidos Na Rede Serém e não virtual apresentados Próximo Encontro:
GT-Espaços Públicos
Aisha Inventivos-SP
Rita-Vivarte-AC
Luiz Paulo, Rosa dos Ventos-SP
Cleitom artimanha-SP
Romualdo Tropa do Balacobaco--PE
Natália Parlenda-SP
Fernando Maracangalha-MS
SINCOV e GT-Desburocratização
Luciano Artemanha-SP
Alexandra-MS
Juliano-Vivarte-AC
Daniela-Vivarte-AC
Guto-RS
GT-Programa Lei de Fomento
Luciano Artemanha-SP
Humberto-Quem ma boca ....- PB
Kuka-Gueto Poético-BA
Grasi-RR-Lavrado
Thiago-Pindaíba-MG
Pavanelli, Núcleo Pavanelli-SP
Marcos-Inventivos-SP
Nathalia-Parlendas-SP
Consideramos uma Realização Desse Encontro o em Campo Grande hum História nd marco do teatro sulmatogrossense sobretudo par o teatro de rua, Que n'uma Experiência Inédita, hum coletivo de Cinco Grupos vivenciaram, in Processo de Construção Coletiva do Encontro uma afirmação da Diversidade Como Futuras possibilidade de Resistência e Perspectivas.
A Presença da RBTR o em Campo Grande nsa com saudades Deixa.
Viva o Teatro de Rua! Viva a Rede Brasileira de Teatro de Rua!
Evoé!
Teatro Imaginário Maracangalha
Circo do Mato
Flor e Espinho-Teatro
Teatral Grupo de Risco
Mercado Cênico
Campo Grande, 2 de Dezembro de 2010.
REDE BRASILEIRA DE TEATRO DE RUA
Carta de Campo Grande / MS
28 de Novembro de 2010
A Rede Brasileira de Teatro de Rua - RBTR, criada in Março de 2007, in Salvador / Bahia, e do Espaço Físico da UM e virtual de Organização Hierarquia SEM horizontal, Democrático e inclusivo. De Todos os Grupos de Teatro, Artistas, Trabalhadores, pesquisadores e pensadores ENVOLVIDOS COM O Fazer Artístico da rua, pertencentes uma RBTR podem e devem serviços SEUS parágrafo articuladores, ASSIM, ampliar e capilarizar, Cada Vez Mais Reflexões e Pensamentos, Encontros com, Movimentos e Ações Localidades SUAS eles.
O Intercâmbio da Rede Brasileira de Teatro de Rua ocorre de forma presencial e EntreTanto, Toda virtual e QUALQUÉR Deliberação e Encontros Presenciais Feita nsa, Sendo Que SEUS articuladores farao, Menos ao, Dois Encontros Anuais de forma rotativa de uma Maneira TODAS contemplar como regioes brasileiras , valorizando como Necessidades Mais Urgentes Dentro do País ". Os articuladores de Todos os los Estados, Como OS Bem Regionais Coletivos, deverão se organizar parágrafo garantir uma Participação dos Encontros, alem da Continuidade dos Trabalhos Iniciados nsa Grupos de Trabalhos (GT's) criados sem Oitavo Encontro, a saber: 1) Táticas de dos Espaços Públicos utilizaçao; 2) Criacao da Lei Programa de Fomento AO Teatro de Rua do Brasil, 3) Desburocratização e Prestação de Contas dos editais.
A Rede Brasileira de Teatro de Rua Reunida in Campo Grande- MS , De 24-A 28 de Novembro Seu in de 2010, 8 º Encontro reafirma SUA Missão de:
· Contribuir par o Desenvolvimento do Fazer teatral de rua no Brasil E Na América Latina, possibilitando que Trocas Artísticas e Experiências de Políticas Entre OS articuladores da Rede;
· CRIAR uma lei federal Que instituirá o Programa de Fomento AO Teatro de Rua do Brasil e LUTAR Por OUTRAS Políticas Públicas Culturais com Investimento Direto do Estado Por Meio de Fundos Públicos de Cultura, ASSIM garantindo o Direito à Produção e Acesso AO EAo Bens Culturais uma Os Brasileiros Todos cidadaos;
· Por LUTAR UMA regulamentação fazer dos Espaços Públicos Abertos OSU, esferas mais MUNICIPAIS NAS, Que garanta o livre Acesso à Prática Artística, considerando como dos Diversos Segmentos especificidades das Artes Cênicas e respeitando o Artigo da Constituição Brasileira ° 5 *.
· Reafirmar um hum Por necessidade Mundo Socialmente justo e igualitário respeite Que Regionais como diversidades.
Os articuladores da Rede Brasileira de Teatro de Rua, com o OBJETIVO de Construir Políticas Públicas Culturais E mais democráticas inclusivas, defendem:
· Ampliar o recurso do FIC (Fundo de Investimento Cultural do Estado do Mato Grosso do Sul), e Que o Mais Baixo do País, parágrafo garantindo UMA porcentagem de 1,5% Específica n. O Teatro de Rua;
· A CRIAÇÃO da Lei Que instituirá o Programa de Fomento AO Teatro de Rua do Brasil contemplação Que: Produção, Circulação, Formação, Trabalho Continuado, Memória e Registro, Manutenção, Pesquisa, Intercâmbio, vivência, Mostras e Encontros de Teatro de Rua, Levando Consideração los como especificidades de CADA Região (ex: Custo Amazônico), uma verba par o Programa vira Por Meio do Financiamento Direto e Recursos do Estado do pré-sal, atraves dos Fundos Setoriais JÁ constituídos, constando Como item orçamentário da União;
· Repeat EAo prédios considerados passíveis de Serém de Utilidade Pública e Que nao SUA FUNÇÃO cumprem social, adequar Construir, equipar parágrafo Atividades teatrais Como: Espaços parágrafo Ensaio, Atividades formativas, parágrafo sedes Grupos de Ações continuadas Que desenvolvam, parágrafo Apresentações Atividades e afins ;
· USO OU IMPEDIR um Comercialização do Espaço Público Por Eventos de Grande Porte Que impeçam uma Atividade Outros dos Trabalhadores da rua, Visto Que uma rua e Espaço Democrático hum, livre e de Todos os cidadaos. A Técnica e adequação arquitetônica Destes Espaços Culturais Como Equipamentos (Sedes Públicas), par Atividades Artísticas, Conta in Levando como dos Diversos Segmentos especificidades das Artes Cênicas;
· Que OS editais sejam Federais PUBLICADOS No primeiro Trimestre de CADA Maior Ano com aporte de verbas, atrasos liberadas sem, respeitando OS Prazos estipulados Pelo edital e SEJA Que Publicada uma Lista de Projetos e Suplentes contemplados, a EA Divulgação de O PARECER Técnico de Projetos Todos OS Avaliados Pela de comissão;
· Que OS editais sejam estruturados e Divididos, Pensando como Realidades de CADA Estado, Como FOI Realizado comeu 2007, Que sejam criadas comissões e regionalizadas e igualmente Pelos Movimentos Artísticos indicadas organizados de CADA Região, Bem Como uma CRIAÇÃO de Mecanismos de Acompanhamento e assessoramento dos Artistas, Trabalhadores e Grupos FAZEDORES das Artes Cênicas da rua;
· A Representação do Teatro de Rua nsa colegiados e Conselhos Setoriais das instancias Municipal, Estadual e Federal;
· A aprovação e regulamentação da PEC 150/03 Imediata (Atual PEC 147), Que Vincula um parágrafo cultura, o Mínimo de 2% do Orçamento da União, 1,5% dos não ESTADOS Orçamento e Distrito Federal e 1% dos sem Orçamento municípios;
· Reformulação da Lei das Licitações n º 8.666/93, Contratos e Convênios, com uma CRIAÇÃO de hum par CAPÍTULO Específico de Atividades Artísticas e Culturais, alterações NAS Que contemple, a extinção de TODAS e quaisquer Formas de contrapartida, considerando o Que Trabalho artístico de rua JÁ cumpre FUNÇÃO social;
· A extinção da Lei Rouanet e de quaisquer Mecanismos de Financiamentos Que utilizem um fiscal compreendermos por, renuncia Que uma utilizaçao da verba pública, em Dar-se atraves do Financiamento Direto DEVE fazer, Por Meios de Programas editais in Formas e Premios elaborados Pelos Segmentos organizados Estado da Sociedade;
· Exigimos o Apoio Financeiro Contínuo do MINC / Funarte EAo Encontros Nacionais e Internacionais de Teatro de Rua, tendão Como focos de uma América Latina, sem valor Equivalente AO Montante Que e repassado àqueles realizados Pela Associação dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil Que e como estatais contemplem EQÜIDADE com, editais SEUS eles, o teatro de rua, respeitando o Critério de Regionalização;
· A Imediata Contratação de Convênio hum, com MINC e Funarte, n o Ano de 2011, n º Realização do IX e X do Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua;
· Que SEJA incluido Dentro das Universidades, INSTITUIÇÕES e Técnicas de ensino Escolas, Materias referenciais AO Estudo do Teatro de Rua, da Cultura Popular Brasileira e do Teatro da América Latina;
· A Valorização e das Publicações, Financiamento e Estudos de materiais Específicos Sobre Teatro de Rua e Manifestações da cultura popular e SUA Distribuição, respeitando SUA forma de sabre enquanto Registro;
· Que o MinC perceber UMA Reforma nd diretoria de Artes Cênicas da Funarte, Transformando como ATUAIS in coordenações Diretorias Setoriais de Teatro, Circo e Dança;
· Inclusão dos Mecanismos nsa Programas Setoriais do PROCULTURA.
Reunidos Nestes Cinco Dias, ficou decidida uma Localidade do Encontro Próximo, Que Sera sediado na Cidade de Arco Verde, nenhum Estado de Pernambuco, Na Região Nordeste, não MÊS de Maio de 2011.
"A poesia nao Compra sapato, MAS SEM poesia Como andar"
Emmanuel Marinho - poeta sul matogrossense
28 de novembro de 2010
Campo Grande-MS
Rede Brasileira de Teatro de Rua
Nenhum comentário:
Postar um comentário