Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Nosso Arraial Cultura - nova atitude arbitrária em Conselho Municipal de Cultura

Olás Car@s

             Aqui quem vos conta a história é o Fernando Ávila (Palhaço Dez pras Sete) do Circo e Teatro Rosa dos Ventos de Presidente Prudente, representante da Federação Prudentina de Teatro (FPT) no Conselho Municipal de Cultura (COMUC-PP). Venho agora expor alguns fatos aviltantes na política cultural de nosso arraial. Consegui façanha que pode ser colocadoa no Guiness Book: a primeira pessoa destituída duas vezes de um mesmo Conselho Municipal de Cultura em menos de um ano e ninguém acha estranho. Nem mesmo o Ministério Público do Estado de São Paulo.
            Na última reunião deste Conselho, foi omitido a todos a Lei Complementar que exclui a Federação Prudentina de Teatro e seguiu-se a eleição da nova diretoria. Na porta do Centro Cultural Matarazzo uma manifestação: o movimento "Fora Fernando do Comuc! Malabarismo não é teatro!". Como diria Grouxo Marx "Sempre desconfiei de um clube que me queria como sócio!"
            Muitas pessoas que lá estavam não sabiam nem quem era o tal Fernando, a manifestação tinha uma personificação que servia apenas para ofensa. O problema não é quem sou e sim quem represento no Conselho e o que fazemos lá.
Cenas hilárias aconteceram na manifestação. Uma delas foi o "Secontrário" de cultura correndo com os guardas costa para pegar o Antônio Sobreira (integrante da FPT) para quebrar a câmera fotográfica por que ele esta registrando o momento para podermos mostrar aos nossos netos e a seus filhos.
            Usaram a máquina pública para fazer um manifesto. Lá estavam muitos funcionário da Secretaria Municipal de Cultura, alguns constrangidos por isso e outros felizes por uma folga no dia seguinte. Será que isso é assédio moral? Um falou assim: " – Já posso tirar o uniforme?"
            A cidade amadurece, temos uma manifestação política de direita, conservadora, acéfala e sem autenticidade!
           Nesta província coronelista ninguém vê, ouve ou enxerga nada. Todas as intuições estão alheias as discussões por nós propostas e ninguém pode tomar partido. O que reina é o silêncio doloroso de uma briga na qual sabemos que vamos perder. Ou melhor, disso tudo nossa maior probabilidade e de nos juntarmos a este silêncio de alguns que já fizeram algumas coisas anteriormente e se lascaram muito. Tiveram seus castigos designados pelo nosso déspota esclarecido, o desilustre "Secontário" Municipal de Cultura José Fábio de Sousa Nougeira.
           Trogloditas políticos como nós, marinheiros de primeira viagem acreditando na participação da sociedade civil. Utopia de Mané.
           Piada de mal gosto!
           Nossos adversários, ou melhor, os adversários de mais de 200 mil prudentinos, são pós-doutores em traquinagens políticas. Cobras criadas há mais de quinze anos dentro de um sistema de governo que favorece micro poderes em detrimento de uma cidade.
          A Câmara de Vereadores deste município aprovou nova Lei Complementar 178/2010 que altera a composição do Conselho Municipal de Cultura (COMUC) retirando a Federação Prudentina de Teatro sem nenhuma consulta aos conselheiros. Mais um desmando deste insigne "Secontrário" de cultura do Brasil, mostrando seu poder e evidenciando nossa fragilidade. Há de serem incluídas quantas instituições forem necessárias conforme existir a demanda e não retirá-las como fizeram conosco. Diante desse panorama, somos repreendidos por nossa ação no processo de consolidação deste Conselho e nem somos parte da nova diretoria.
          Terceira vez que perdemos na Egrégia Câmara Municipal, não conseguimos nem ser ouvidos. As tentativas de dialogar com o poder executivo foram todas frustradas.
           Na tentativa anterior de participação da sociedade civil nesta Secretaria Municipal tivemos a destituição de toda a diretoria do COMUC anterior que havia trabalhado durante mais de um ano e foi simplesmente ignorada. Todas as obrigações exigidas foram cumpridas pelos conselheiros. A legalização efetiva deste grupo de pessoas que estavam trabalhando de fato não foi feita por procrastinação documental do próprio "Sectário" da Cultura que é o responsável pela constituição do mesmo Conselho que ele convocou.
          Quem propõe as leis que irão reger estes Conselhos é o Poder Executivo e não a sociedade civil, residindo aí o erro. Os secretários mandam e desmandam conforme sua influência política na cidade.
            Todo esse modo de encaminhar a discussão da política cultural da cidade faz colocar em suspeição todos os atos da atual gestão do prefeito "Tupã" por dar aval a procedimentos truculentos e antidemocráticos com sérios danos políticos para o município, colocando dúvidas sobre a legitimidade do poder executivo quando convoca a sociedade civil para participar da política do município.
          Piada! Nosso Conselho é uma piada! A grande piada da participação da sociedade civil nesta gestão municipal.
          Nós vamos nos lascar! Mas todo mundo legal vai rir conosco!
  
Fernando Ávila
Bi-campeão em destituição no COMUC-PP. Só não sei como colocar isso no meu currículo
P.S.= Minha mãe está muito orgulhosa disso.
www.molho-de-pimenta.blogspot.com

Nenhum comentário: