Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de março de 2013

Carta do MTR no 27 de março


CARTA ABERTA MTR SP                                          27, MARÇO, 2013.

Hoje, dia 27 de março, Dia Internacional do Teatro, Dia Nacional do Circo e do Grafite e também Dia Nacional da Luta por Políticas Públicas pelas Artes Públicas, o Movimento de Teatro de Rua de São Paulo, junto a outros coletivos e artistas, se reúne para comemorar nossa trajetória de resistência e enfrentamento à mercantilização das artes e manter o comprometimento com a continuidade das lutas por políticas públicas para artes públicas com investimento direto do Estado, que garantam o direito a produção e ao acesso aos bens culturais a todos os brasileiros.

Neste mesmo dia, coletivos artísticos e movimentos de vários Estados do país, pertencentes à Rede Brasileira de Teatro de Rua - RBTR saem às ruas, reafirmando nossa luta histórica contra as leis de renúncia fiscal que ao longo de suas existências revelaram-se como um mecanismo perverso, utilizado para carrilhar os poucos recursos públicos para os interesses privados das corporações. Reafirmando a defesa dos espaços públicos para o interesse público, e sendo contra qualquer proibição ou burocratização para utilização desses espaços por parte do teatro de rua ou demais artistas, bem como defendendo que os espaços públicos ociosos sejam ocupados para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais.
Os artistas e a cidade têm o que comemorar, no entanto, temos também o que propor para ampliar e melhorar o escopo das políticas públicas de cultura existentes, de forma a proporcionar o acesso à arte aos cidadãos e à cidade de São Paulo. Conscientes desta importância, levaremos esta discussão não só ao poder municipal, mas também às demais esferas de poder, como o Estado e a União para que esta mudança de paradigma possa em breve ser realidade nacional.

 Atribuir novos significados aos espaços públicos e à vida social é uma necessidade do homem, sobretudo do homem urbano. A arte feita nas ruas, e aqui o teatro de rua, é uma das maneiras de tornar isso possível. Quando se retira, ainda que por um lapso de tempo, o cidadão de sua correria, permitindo-lhe fruir, rir, sonhar e ser crítico, permitindo assim que a arte seja parte significativa de sua vida. Por intermédio de tal procedimento, a rua deixa de ser apenas espaço de trânsito e converte-se em território de troca, de intercâmbio de experiência.

 O Movimento de Teatro de Rua de São Paulo – MTR/SP agrega diferentes grupos e companhias de teatro de rua, pensadores e afins que visam à construção de políticas púbicas permanentes que garantam a continuidade de pesquisa, produção e circulação do teatro de rua nessa cidade. O Movimento propõe ações que possibilitam o desenvolvimento de reflexões sobre o teatro de rua em âmbito nacional, bem como sobre sua relação com a cidade. Os integrantes do MTR São Paulo defendem a valorização do espaço público aberto como local de criação, expressão e encontro, compreendendo que assim, esse espaço torna-se ambiente propício à ampliação da cidadania para a construção de uma cidade mais humana, melhor para se viver e conviver.



São Paulo, 27 de março de 2013.
MTR/ SP – Movimento de Teatro de Rua de São Paulo

Nenhum comentário: