Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de março de 2013

Evento A RODA - O Teatro de em Questão Edição III

 

As comemorações do Dia Mundial do Teatro incluem numerosos eventos em todos os cantos do mundo e aqui na Bahia, tradicionalmente, foi comemorado pela Federação Baiana de Teatro Amador – FBTA, no ano de 1989 foi comemorado pelo SATED/BA, do ano de 1992 vinha sendo organizado pelos grupos Gueto Poético, Carranca (de Juazeiro) e pelo Movimento de Teatro Popular de Rua da Bahia e grupos e artistas de teatro popular das comunidades de Salvador. Nos últimos anos outras entidades e o governo estadual (FUNCEB) começaram a participar e realizar ações e atividades em comemoração ao dia.


Este ano os grupos e artistas de teatro de rua estarão promovendo, pela terceira vez, o evento A RODA - O Teatro de Rua em Questão/Ano III; que consiste na realização do Painel: Rede Brasileira de Teatro de Rua, com a participação de representantes dos movimentos e redes de teatro de rua de 05 estados brasileiros, representando as regiões do país, a realização do Encontro de Representantes de Grupos de Teatro de Rua da Bahia, reunindo membros de grupos de teatro de rua de 10 cidades de diversos Territórios de Identidade da Bahia e o CORTEJO PERFORMATICO pelas ruas principais do centro com a participação de Bonecões, Pernas de Pau, Malabaristas, Carro de som, Carros e carroças alegóricas, atores e atrizes caracterizados portando estandartes, adereços, cartazes e apresentando seus espetáculos e performances, bandinha de música e poetas recitadores que declamarão seus poemas no cortejo.


Neste ano 2013, concatenados com o "Marco do Teatro", articulado pelo SATED, onde, nós do Movimento de Teatro de Rua da Bahia, somos os responsáveis pela organização do Cortejo Performático, a ser realizado no Dia Mundial do Teatro (27 de março), propomos também a Terceira edição do evento A RODA O TEATRO DE RUA EM QUESTÃO. Onde serão discutidas questões acerca do fazer entre os Grupos de Teatro Rua da Bahia.


PROGRAMAÇÃO


Dia 26 de março – Terça feira

Local: Câmara Municipal de Salvador (Praça Municipal – Centro)


18:30 h -Abertura com sessão especial na Câmara Municipal de Salvador


19:00 h – Mesa 1 Debate – O Teatro de Rua em Questão: Políticas Publicas para o Teatro de Rua


Dia 27 de Março – Quarta feira

Local: Casa do Teatro de Rua da Bahia (Pelourinho- Centro)


09:00 h – Mesa 2 Debate – O Teatro de Rua em Questão: Construindo o Mapeamento do Teatro de Rua da Bahia.


12:00 h -Almoço


15:30 h. – Cortejo Performático - Concentração no Campo Grande


16:00 h. – Início do Cortejo na Porta do Teatro Castro Alves, com participação de artistas do teatro e circo da Capital e do Interior da Bahia.


16:30 h. – Manifestação na porta da Fundação Gregório de Mattos (Rua Chile) para a entrega de documentos reivindicatórios de políticas públicas para o Teatro de Rua na Cidade do Salvador, inclusive a imediata instalação do Conselho Municipal de Cultura e funcionamento do Fundo Municipal de Cultura.


16:45 h. - Manifestação na Câmara de Vereadores (Praça Municipal) para a entrega de documentos reivindicatórios de políticas públicas para o Teatro e Circo, dentre os documentos a minuta da proposta de Lei para o Fomento ao Teatro na cidade do Salvador.


17:00 h. – Roda de Teatro de Rua – Praça Municipal com grupos participante
Grupo Primeiro de Maio
Teatro de Rua para Cidadania


Nenhum comentário: