Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Arte Pública Uma Política em Construção

Crônica: Começamos a Navegar


Dia 15 de Janeiro [2014] já é uma data histórica. Depois de longa espera e preparação, as nossas naus começam a zarpar para desnudar novas possibilidades e convidar artistas e grupos de rua para embarcarem em nossa jornada de três meses, navegando em busca de outras possibilidades para os artistas públicos e para a cultura pública espalhadas pelos quatro cantos da cidade carioca.

Em seis praças da cidade estará sendo celebrado este Primeiro Evento Carioca onde o foco principal é revelar, desencavar de suas tocas, os artistas cidadãos que se apresentam nos espaços urbanos, livres. 

A primeira a levantar âncora foi a Nau do Boa Praça, que começou a navegar pelos recantos da Praça Saens Pena na Tijuca. O cortejo passeou pelos recantos e ruas em torno da praça, já agregando em seu convés artistas que por ali estavam ou que passavam. Pelas informações obtidas, foi emocionante e o evento bem recebido pelo povo tijucano.

No dia 16, novas naves começaram suas aventuras. No centro do rio, na histórica Praça Tiradentes, a Arca de Noé do Tá na Rua alçou vôo. A chegada do grupo na praça foi celebrativa, também em cortejo, declarando seu amor pela cidade maravilhosa. No final fomos banhados pela chuva. Como a Arca mítica, o dilúvio veio para anunciar novas possibilidades para as artes de rua, com a benção de Yansã.

No mesmo dia, e banhados pela mesma chuva, o navio do Grupo Off Sina zarpou no Largo do Machado, convidando os artistas para também fazerem parte da tripulação e anunciando e conversando com o público a importância da Arte Pública para o cenário cultural carioca.

No dia 17, na Tiradentes e no Largo do Machado, o evento continuou em movimento. Com as velas içadas e sobrevivido a chuva, foi um dia maravilhoso, onde sentia-se que os ares da boa aventurança que acompanha os desbravadores começam a nos encaminhar.

No sábado, na Saens Pena, a feira medieval foi montada dentro da feira, onde os primeiros artistas convidados brilharam e modificaram o cotidiano dos feirantes artesanais.

A última navegação partiu da Praça da Harmonia, na Gamboa.  A Navelouoca da Cia Mystérios e Novidades desfilou pelas ruas da Saúde, saudando os moradores e como os "doces bárbaros", celebravam o inicio do movimento naquela região.


Está foi a primeira semana, com partidas leves e calmas, criando um movimento de baixo para cima.  Com a s bênçãos dos santos e orixás, partimos em águas cujo objetivo é construir relações, ações e políticas para a Arte pública. Na segunda temos o encontro do fórum onde nossas vivências estarão sendo compartilhadas com novos tripulantes que queiram aderir ao movimento. 

Começamos a navegar. Temos os nossos capitães das curadorias das praças e temos e temos o olhar e sabedoria do Nosso Almirante Amir Haddad. Políticas Públicas para as Artes Públicas.

"Não sou eu quem me navego, quem me navega é o Mar"


Herculano Dias

Um comentário:

ILTO Rodrigo Escritor e Ambientalista disse...

Nossa mente sobrevive de ilusão...
O mundo imaginário da fantasia desperta um espirito criança...
É Preciso energia humorada para observar o divertido...
O Sorriso e a descontração renova o sangue... Quem segui contente vive mais.