Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

FETAC EM CENA 2018 COMEMORA 40 ANOS DE TEATRO NO ACRE


A FETAC comemora 40 anos de existência realizando seu Festival Estadual de Teatro – FETAC em Cena 2018. Como é tradicional, conta com uma programação constituída pela produção teatral dos grupos produtivos do Estado do Acre como GPT, Cia. Visse e Versa, Grupo Aguadeiro, Cia Garatuja de Artes Cênicas, Grupo Experimental de Teatro Vivarte, Cia. do Macaco Prego da Macaca e Tropa Mamulungu, que estarão em cartaz durante 07 dias compondo uma programação de espetáculos de 05 a 11 de novembro..
Além dos espetáculos “A menina e o Palhaço”, “Yunu Pãni”, “Indocumentados”, “Ikuani”, “Teatrilho Vivarteiro”, “Agreste”, e a Performance “Para Eros e Thanatos”, o festival contará também com “Carinõ Malo” do Grupo Lisístrata e para fechar com chave de ouro o Espetáculo Convidado “OperATA” do Agrupação Teatral Amacaca de Brasília-DF.
O FETAC em Cena também realiza o Seminário Acreano de Teatro com o tema “Teatro 40 anos em Debate”, que acontecerá durante os dias 05 e 06 de novembro, nos turnos da manhã e tarde. O Seminário tem por objetivo reunir a memória daqueles que passaram pelo movimento teatral nas décadas de 70, 80 e 90, com a finalidade de construir a partir da oralidade dessas pessoas o caminho seguido até aqui pelos fazedores de teatro do Acre.
Sendo assim, a FETAC elegeu como ponto inicial para o debate a construção da verdadeira memória do teatro acreano nos últimos 40 anos por quem vivenciou um movimento político, cultural e social do teatro, levando em conta a luta e a resistência cultural focada nos princípios do Teatro Amador ao Profissionalismo. O Seminário vai contar com pessoas importantes que contribuíram ou que contribuem com essa história como Eleonora Farias, Romualdo Freitas, Francis Mary (a Bruxinha), Ivan de Castella, João Veras, Dinho Gonçalves, Francisco Estevão (o Major), Maiara Rio Branco e Andrea Favilla, dentre outros, sendo as duas últimas para abordar a atualidade do teatro Acreano e as repercussões do passado, e o futuro, no sentido do fazer, da formação e da difusão como vetores da função social do teatro.
O Festival Acreano de Teatro 2018 abrirá sua programação com a Reinauguração do Teatro Barracão, localizado no Bairro da Sobral, construído pela FETAC em 1980 e inaugurado em 1981, que sempre foi o local símbolo da resistência cultural do teatro, aliado à memória e à luta da população da Baixada do Sol, na ocupação e formação da comunidade que mais se identifica com a formação da cidade de Rio Branco e que não poderia deixar de ser lembrado e utilizado. O Teatro Barracão receberá espetáculos durante toda a programação de 5 a 11 de novembro
O Teatro de Arena do SESC, que se confunde com a História da FETAC nesses quarenta anos, terá apresentações todos os dias, de 05 a 11 de novembro, com espetáculos Infanto-juvenis e adultos, sempre as 17h e 20h. A Usina de Arte João Donato também será palco de apresentações do evento com apresentação de “OperATA”, de Brasília, nos dias 10 e 11 de novembro, as 20h.
Todas as apresentações no Teatro de Arena do SESC e na Usina de Arte João Donato serão pagas ao custo popular de R$10 e R$5 reais, e as apresentações no Teatro Barracão serão inteiramente gratuitas, além de apresentações para alunos da Escola Frei Heitor Maria Turrine, na Cidade do Povo.
Para realização do FETAC em Cena 2018, a FETAC conta com a parceria da FGB/ Prefeitura de Rio Branco e o Patrocínio da FEM/Governo do Acre, através do Fundo Estadual de cultura – FUNCULTURA 2017.

Rio Branco, 30 de outubro de 2018

Maiara Pinho, Presidente da FETAC
Lenine Alencar, Coordenação do FETAC em cena 2018

Nenhum comentário: