Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Diário do Oigalê - viagem pelos pampas gaúcho



Olá, pessoal.


Estou escrevendo somente hoje, pois fomos encontrar internet no pampa gaúcho em Garruchos (fronteira com a Argentina). Dentro do possível, estarei descrevendo nossa primeira etapa.

Na terça, dia 03, saímos de Porto Alegre rumo a Itacurubi (mais ou menos 600 km). Pra chegar em Itacurubi (3500 habitantes),  acesso de 40km de chão batido até a cidade, só uma rua com pedras, as outras de chão batido. No dia da apresentação às 15h, dia 04, mais ou menos 600 pessoas na praça central. População nunca assistiu um espetáculo de rua. Presentes boa parte da comunidade, a Sra. prefeita, "todas" as escolas do município e do assentamento próximo, cachorro, galinha e frio de 5° (1° pela manhã). Nos trouxeram água para o espetáculo congelada que não descongelou nem botando no sol, nem no dia seguinte. À noite, fomos recebidos no CTG (ehehehehe) pela comunidade para uma confraternização regada a churrasco, obviamente. Lareira e causos não faltaram. Nem cerveja e cachaça.

Hoje, dia 05, andamos 5 horas e meia de carro para conseguirmos vencer 130 km de chão batido e depois de bastante terra e campo, chegamos a Garruchos, fronteira oeste do RS com a Argentina. Amanhã cruzamos o rio Uruguay com um barco pequeno (não lembro o nome direito, se não me engano chama-se "chalana"). Valor da travessia, R$2,00.

Estamos gravando bastante coisa e tirando outras tantas fotografias. Ah, Garruchos tem 3600 habitantes. A praça foi pintada o meio fio e arrumado alguns buracos para o evento. Também nunca receberam um espetáculo de rua por aqui. Estamos bem entusiasmados com o que estamos vivenciando.


Grande abraço e até breve!

Saudações Coloradas!!!!,



Giancarlo

2 comentários:

Anônimo disse...

Estava pesquisando sobre o Oigalê e tive a satisfação de encontrar este diário.
Espero que tenham gostado de nossa hospitalidade. Conversando com o pessoal todos gostaram muito do espetáculo.
Não pude me despedir de vocês, peço desculpas, mas deixo um forte abraço missioneiro a todos.
Muita luz e sucesso para vocês.
João Luiz
Hotel Raiz de Pedra
Garruchos

fancafer disse...

Agradeço o grau de pertencimento nesse espaço, ao Teatro. Agradeço ao teatro, esse encontro, de pensamento e ação, em sua verdadeira Função SOCIAL. Agradeço aos fiéis dessa lucidez, a clareza de sua estética apresentada aqui, agora, através desse "portal", que sua dialética chegue brilhantemente, até aos mais necessitados de reflexãoes ao desenvolvimento da estética do Teatro. Saberes que nunca se exgotarão, a sua assimilação; dada pela importância cultural de seu desenvolvimento histórico; bem antes do homem descobrir sua verdadeira necessidade: a VIDA. preservar e cultivar sua maior fundamentação: " a função social do Teatro", esse desafio de abraçar o que veio antes como LUZ, e reconhecer a Força, na trasformação desse presente, tão bem classificado por Zygmunt Bauman, de modernidade liquida; uma diversidade insustentável,impressíndivel de CriAÇÃO COLETIVA, essencial á VIDA, no futuro presente.
Tica Fernandes