Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO


 

Vimos através deste, dar entrada ao PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO, solicitando a reavaliação dos projetos da Região Norte habilitados e não aprovados no Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua (Circo, Dança e Teatro) 2012.

Iniciamos este com a seguinte indagação: O que aconteceu com o NORTE, não há Produção de Rua nesta Região?

        A Comissão de Seleção do Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua (Circo, Dança e Teatro) 2012, divulgou no dia 5 de Novembro de 2012 a relação de contemplados onde apenas uma iniciativa do Norte (Belém/PA) alcançou o prêmio (módulo A); isso significa que dos recursos destinados a esta ação que têm origem no Fundo Nacional de Cultura (Ministério da Cultura), de um total de R$ 3 milhões, apenas 30 mil foram destinados a Região Norte do Brasil.

 

 

 

Pode ser lido na ATA divulgada que a comissão estava "Sempre atenta às diferentes realidades de produção que caracterizam as diversas regiões brasileiras..." e que "outros critérios, como ..., uma justa distribuição dos prêmios entre as linguagens artísticas e entre as regiões brasileiras, foram incorporados àqueles pré-estabelecidos pelo edital"... no entanto o resultado revela algo bem diferente.

Em 2011 a Região Norte apesar de ter um número muito aquém de inscritos em relação ao prêmio 2012, foi contemplada com um número bem maior que o irresponsável resultado desta ultima avaliação.

 

          Respondendo a nossa indagação inicial, os articuladores do Teatro de Rua no Brasil assim como os gestores de Cultura são conhecedores que existe, SIM, Produções de Rua e de qualidade na Região Norte, temos grupos pesquisando, montando, registrando, ocupando os espaços públicos em nossa Região e circulando pelo Brasil.

Para reforçar esta solicitação fazemos outras indagações tendo como justificativa o resultado de apenas um (1) prêmio destinado ao Norte dos 73 três distribuídos no Brasil, onde todos os outros estados tiveram pelo menos um projeto aprovado.

 

·         O custo Amazônico foi levado em consideração?

·         É interesse da Funarte que a região Norte fica Fora deste Processo?

·         Por que  32 projetos para uma única região com 4 Estados?

·         A Comissão foi realmente responsável em sua avaliação com os projetos da Região Norte?

·          A Amazônia foi reconhecida na avaliação desta comissão comtemplando apenas o Pará com um único prêmio. Deixado de lados os outros 6 Estados?

·         O dinheiro deste edital não é dinheiro de impostos pagos, também pela população do Amapá, de Rondônia, de Roraima, do Amazonas, do Pará, do Acre e do Tocantins. O Fundo não foi construído por todas as hidrelétricas, queimadas, desmatamento, exploração de minerais que ficam nesta Região, poluindo e assassinando homens, animais e a floresta?

 

 

Além da dívida que o Brasil tem com a Região Norte e a Amazônia, apresentamos também outras razões que justificam uma nova avaliação das propostas da região Norte:

 

 

·         Este Prêmio foi conquistado pela luta aguerrida, dos Rueiros de todo esse nosso Brasil, inclusive os da Região Amazônica.

·         A Amazônia é composta por mais de 73% do Território Brasileiro e não pode ser isolada e esquecida por parte das gestões das políticas públicas federais ou por qualquer comissão que julgue editais de abrangência nacional.

·         Nossa arte tem suas peculiaridades e dificuldades como o Custo Amazônico, só encontrado aqui, não pode ser tratado com irresponsabilidade.

·         Não há no Brasil um movimento de teatro de rua tão insurgente, tão novo e tão prospero como o da região Norte.

·         O Amazônia Encena na Rua 2012, um dos maiores festivais de Teatro de Rua do Brasil realizado no Norte, ultrapassou a casa dos 50 mil espectadores, 6 milhões de pessoas nas mídias espontâneas e 400 mil pessoas nas redes sociais.

 

 

É certo também que do outro lado dos Rios e das matas, caminhamos com um pouco mais de dificuldade, nossos custos são elevados e nossa produção de rua não tem tanta tradição como as demais regiões, o que não justifica tamanha desigualdade na distribuição dos recursos. Esperávamos que esta distribuição fosse igualitária e inclusiva, o que fomentaria as Artes Públicas de Rua em Nossa Região e nos direcionassem para um Brasil rico, mas onde esta riqueza seja compartilhada de modo uniforme entre todas as regiões.

 

Por esses e por outros motivos que exigimos mais respeito com os artistas de rua da nossa Região, mais respeito com Amazônia!

 

Assim, de acordo com as informações e necessidades apresentadas neste, solicitamos a reavaliação dos projetos habilitados da região Norte do Brasil, no Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua (Circo, Dança e Teatro) 2012.

 

 

"Políticas públicas para as artes públicas, também no Norte."

 

 

Assinam este Documento:

 

1 - Grupo Eureca Educação Arte e Cultura, Macapá/AP,

2 - Associação Sociocultural Cangapé – Macapá/AP

3 - Cia Oi Noiz Aqui –Macapá/AP

4 - Coletivo de Artistas Produtores e Técnicos em Teatro do Amapá - CAPTTA

5 - Lamira Companhia de Dança – Palmas/TO

6 - Associação Cena Aberta - Companhia de Pesquisa e Produção Artística / Palmas-TO

7 - Coletivo Três Marias - Palmas/TO

8 - Associação Cultural Povo da Rua – Porto Alegre/RS

9 - Licko Turle – Articulador do Movimento de Teatro de Rua no Brasil/RJ

10 - Grupo Experimental de Teatro de Rua e Floresta Vivarte -  Rio Branco/AC

11 - Grupo BR S.A. - Coletivo de Artistas/DF

12 – Teatro  Terceira Margem – MG

13 - CIA MiraMundo - São Luís /MA

14 - O Imaginário – Porto Velho /RO

15 – Inbust teatro com Bonecos – Belém/PA

16 - Grupo Teatro de Caretas - Fortaleza/CE

17 - Grupo Cutucurim - Angra dos Reis/RJ

18 - Palhaços Trovadores - Belém/PA

19 - Grupo Teatro Wankabuki Vilhena/RO

20 - Coletivo TOcantinho - Pamas/TO

21 - Cia de Teatro Trincheira – Porto Acre/AC

22 - Teatro Madalenas, Belém-PA.

23 - Dirigível Coletivo de Teatro, Belém-PA.

24 - Grupo Caravana de Téspis - Teatrode Rua para a Cidadania

Salvador/BA.

25 - Wlad Lima - Uma Mulher de Teatro da Amazônia Paraense - Coordenadora Artística do GTrUa - Grupo de Teatro de Rua da UFPA – Belém/PA

26 - C.C.C. - CIA. Cênica de Cínicos - Belém/PA.

27 - CIA. dos Notáveis Clowns - Belém-PA.

28 - Vittória Braun - Dirigível Coletivo de Teatro.

29 - Nilton Cézar silva dos Reis - C.C.C. - CIA.  Cênica de Cínicos - Belém -PA. Ator (DRT 241/PA) professor Licenciatura plena em Educação Física 

30 - Circo Nós Tantos Yure Lee Almeida Martins -

31 - Trupe Artemanha de investigação urbana - Espaço Cultural CITA - Centro de Investigação Teatral Artemanha /PA

32 - Grupo Mototóti - Porto Alegre/RS

32 - Band Filhotes de leão Rio de Janeiro/RJ

33 - Associação Cultura Tropa do Balaco Baco – Arcoverde/PE

34 - Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo /SP

35 - Cooperativa Paulista de Teatro/SP

36 - Carnevale Produções/RJ

37 - Cia Escarcéu de Teatro/SP

38 - Buraco d`Oráculo -  São Paulo/SP. 

39 - DE PERNAS PRO AR - Canoas/RS

40 - A Cia de Teatro Nu Escuro/GO

41 - Coletivo Nós os pernaltas - Belém/PA.

42 - EntreAtos Companhia de Arte – Belém/PA





Nenhum comentário: