Pesquisar este blog

domingo, 11 de novembro de 2012

Seminário de arte pública

27 DE NOVEMBRO DE 2012
O Dia 27 de Novembro, poderá ser um marco na vida cultural brasileira. O Seminário de Artes Públicas Ano Zera fará a abertura do 7° Encontro do Iberescena, que este ano será realizado no Brasil. Com respaldo da Funarte e do Governo Federal, será debatido o conceito de artes públicas, conceito este tão antigo, mas tão novo para nós, onde teremos uma mesa representativa, com nomes significativos e importantes das manifestações artísticas e públicas do país. Contaremos com a presença de grupos nacionais que farão vivências dos seus trabalhos; de importantes grupos da cidade do Rio de Janeiro que há muito tem trabalho desenvolvido na cidade; e também teremos espalhados pelo local do encontro, vários artistas das ruas que contribuem com várias expressões artísticas para o bem estar saudável do cenário urbano carioca. Para nós, artistas-cidadãos das ruas é o momento propício para finalmente termos o devido reconhecimento do poder público e também para abrirmos as discussões de políticas que possam nos contemplar e ajudar a exercer o nosso ofício.
É um evento festivo sim, mas não é um festival, onde apresentamos nossos espetáculos e depois vamos embora. É a oportunidade de mostrarmos para os órgãos governamentais, culturais e para a população que temos uma função importante para a sociedade e para as cidades. Nós modificamos e transformamos os espaços ao nosso redor. Cada um com seu distinto trabalho é um arauto que manifesta e revela o cotidiano da sua cidade.
O pedido da Funarte para realizar este seminário coroa uma luta que começamos em 2008, aqui mesmo no Rio de Janeiro, onde tivemos que ir pra as ruas, desta vez para protestar contra a repressão por parte da secretária de Ordem Pública que queria nos proibir de trabalhar. Desde então começamos a ser conhecidos e reconhecidos pelo Poder Público, que passou a nos receber e querer dialogar conosco. Conquistamos a Lei 5429, em prol dos artistas de rua, de autoria do estimado vereador Reimont e o Prefeito pessoalmente pediu para desenvolvermos um projeto destinado para a construção de políticas públicas voltadas para as Artes Públicas. O conceito foi crescendo e se espalhou como uma "peste" (como disse Amir Haddad), pelo país e contaminando à todos com uma proposta possível para uma política possível para a cultura de rua. O Seminário proposto pela Funarte é filho deste movimento, filho dos muitos encontros e reuniões que tivemos e que mantemos deste 2008, discutindo e  aprofundando no conceito sobre Artes Públicas. Podem parecer movimentos diferentes, mas estão intimamente ligados. Por isso a importância de ser realizado no espaço aberto, nos Pilares do Palácio Capanema, em contato horizontal com os participantes e também com a população.
Mas do que um seminário, é um momento significativo para propostas claras de políticas culturais que alcancem as esferas municipais, estaduais e federais. É necessário o esforço de todos para o sucesso esta empreitada, pois o futuro se faz no presente e este pode ser o nosso divisor de águas para que novas portas sejam abertas. Não somos meros participantes, somos agentes ativos. O trem da história está passando e não podemos ser meros passageiros, mas condutores presentes.

Herculano Dias
Poeta, Dramaturgo e
Ator do Tá Na Rua



Nenhum comentário: