Acabamos de receber a Resposta da Funarte, mas já esperava todas essas justificativas.
Muito bem já reunimos mais de 80 adesões de grupos de Artes cênicas no Brasil que assinam o Manifesto de Apoio a Região Norte.
Isso ainda esta atravessado, esta comissão não entendeu patavinas do que estamos dizendo, e pelo que parece nem querem entender.
Agora peguemos nossas tabocas e flecha neles:
Leiam abaixo a vergonhosa resposta que obtivemos da comissão.
Joca Monteiro
____________________________________________________
RESPOSTA
Prezados,
Em primeiro lugar, gostaríamos de dizer que democratizar o acesso aos recursos públicos federais não significa fazer uma divisão dos prêmios entre os estados ou regiões. Tratamos aqui de um edital público de concorrência, aberto a grupos de Circo, Dança e Teatro de todas as regiões do país onde os projetos são selecionados pelo seu mérito e premiados de acordo com o que estabelece o edital.
Quando falamos de mérito não falamos apenas de avaliações subjetivas, como excelência artística, criatividade e inovação do projeto - o que já seria suficiente para justificar a escolha dos jurados -, falamos também de questões concretas, como avaliação do histórico do grupo, qualificação dos profissionais envolvidos, capacidade de realização do projeto proposto, coerência e clareza do orçamento apresentado, entre outros. Exatamente como em qualquer processo de seleção pública onde concorrem vários projetos.
Por isso, estranhamos que, entre os trechos destacados da Ata e apresentados em sua mensagem, não conste aquele em que a Comissão de Seleção afirma que, apesar da incorporação de outros critérios àqueles pré-estabelecidos no edital, não se abriu mão da qualidade do projeto como o principal requisito para sua premiação.
Mas que fique claro, não estamos generalizando, nem tampouco dizendo com isso que os projetos da Região Norte não tenham qualidade. Apenas que, este ano, no entender da comissão, a maioria dos projetos dessa região não conseguiu superar seus concorrentes de outras regiões. Cabe lembrar que nas três edições anteriores deste mesmo edital, a Região Norte foi a que obteve o melhor índice na proporcionalidade entre inscritos e premiados. Assim são os processos de concorrência: ganha-se uns, perde-se outros.
As críticas serão sempre bem vindas, pois é a partir delas que os processos avançam. Porém, temos plena consciência de ter realizado um trabalho criterioso, consciente e dentro da mais absoluta imparcialidade.
Atenciosamente,
Comissão de Avaliação dos Pedidos de Reconsideração
Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua
Nenhum comentário:
Postar um comentário