Pesquisar este blog

sábado, 12 de novembro de 2016

Caravana Mamulengos do Cerrado rumo à Caatinga




 
Caravana Mamulengos do Cerrado rumo à Caatinga
Viagem comemora 20 anos de Mamulengo Sem Fronteiras, buscando vivências com mestres nordestinos e os laços entre Cerrado e Caatinga


No final de novembro, o Mamulengo Sem Fronteiras sai de sua terra natal, Taguatinga (DF), e segue Nordeste adentro com a "Caravana Mamulengos do Cerrado rumo à Caatinga". Uma viagem coletiva que também comemora 20 anos de existência do grupo Mamulengo Sem Fronteiras. Junto, mais dois grupos brasilienses convidados: Mamulengo Fuzuê e Mamulengo Presepada. Será um mês de mergulho com mestres e mestras do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Em cada estado, quatro apresentações e um encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua.

Além de celebrar e conviver, a Caravana se propõe abrir, junto às comunidades, um diálogo sobre a arte do mamulengo, fortalecendo os laços entre Nordeste e Brasília, Caatinga e Cerrado. O próprio IPHAN reconhece o DF como a região com a maior presença de mamulengos fora do Nordeste, fato que está diretamente ligado ao movimento migratório de nordestinos ao Planalto Central, com a construção de Brasília na década de 50. Conta-se que nessa época, operários retirantes usavam o tempo de folga ou fugiam do trabalho exaustivo para brincar com os bonecos.

O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é hoje patrimônio cultural imaterial brasileiro, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2015. Nesse mesmo ano, o Mamulengo Sem Fronteiras realizou a "Caravana Mamulengos do Cerrado", compartilhando dessa tradição nos interiores de Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Agora, chegou a hora da caravana rumar à raiz de sua consagrada brincadeira, reverenciado suas mestras e mestras nordestinos.

VÍDEO TEASER: https://www.youtube.com/watch?v=fmb_CDk-FqI

Mamulengo Sem Fronteiras
A família Mamulengo Sem Fronteiras se uniu para brincar mamulengo em 1996, em Taguatinga (DF). Coordenado por Walter Cedro, o grupo recebeu a herança do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste das mãos do bonequeiro Chico Simões (Mamulengo Presepada), este iniciado por Carlinhos Babau e Mestre Solón. São mais de 20 anos de pesquisa sobre a tradição do Mamulengo e das brincadeiras populares, em interação a novas formas de expressão. Hoje, o grupo compartilha experiências e estudos em apresentações, oficinas e festivais pelo Brasil e em países da Europa e América do Sul.

O Mamulengo
O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é memória e história, transmitido de geração a geração por artistas caminhantes. É uma das poucas formas de teatro popular que consegue sobreviver no interior e nos centros populares e urbanos do Brasil, sendo chamado de vários jeitos: Mamulengo (PE e DF), Cassimiro Coco (PI, CE e MA), João-Redondo (RN), Babau (PB) e Mané-Gostoso (BA). Em constante transformação, carrega ao mesmo tempo uma estética tradicional e elementos históricos de um teatro universal, com fortes influências das culturas afro-indígenas e resquícios da Commedia Dell'Arte. Para além das figuras e personagens "vindos de São Saruê", a música ao vivo enche o enredo de ludicidade e reforça a interação com o público.

ROTEIROS E ANFITRIÕES

Ceará
03/12: Juazeiro do Norte (Mestre Carlinhos Babau e Mister Van)
05/12: Fortaleza (Epidemia de Bonecos e Grupo Formosura)
06/12: Aracati (Mestre Cherim e Calungas do Cumbe)
07/12: Icapuí (Mestre Gilberto Calungueiro e Marquinho Calungueiro)

Rio Grande do Norte
08/12: Mossoró (Vania de Paiva)
10/12: Itajá (Josivan, Daniel e Antônio)
12/12: Natal (Mestre Raul dos Mamulengos)
14/12: Carnaúba dos Dantas (Mestra Dona Dadi e Compalhaçaria)

Paraíba
15/12: Lagoa de Dentro (Mestre Nildo)
16/12: Sapé (Mestre Severino Reis)
17/12: João Pessoa (Cia Boca de Cena e Quem tem Boca é pra Gritar)
19/12: Pedras de Fogo (Pedro do Mamulengo e Zé Pequeno)

Pernambuco
20/12: Carpina (Mestre Saúba)
21/12: Lagoa de Itaenga (Mestre Zé de Vina)
22/12: Glória do Goitá (Associação do Mamulengueiros)
23/12 Olinda (Grupo Bongar)

SERVIÇO

Caravana Mamulengos do Cerrado Rumo à Caatinga
Quando: Dezembro de 2016
Onde: CE, RN, PB e PE
Entrada: Franca
Classificação indicativa: Livre
Contato: 61 9.8438.8338 / 9.8278.8970
Redes sociais: f/mamulengosemfronteiras.bonecos

Nenhum comentário: