Pesquisar este blog

sábado, 19 de dezembro de 2009

CARTA ABERTA AOS GOVERNANTES

O Movimento de Teatro Popular de Pernambuco - MTP-PE, que agrega boa parte da cultura do Recife se reuniu nesses ultimos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2009 em resposta ao não cumprimento por parte do poder público em NÃO apoiar a nossa cultura.

Nos seus 25 anos de existência o MTP-PE, já realizou encontros, mostras e vivências que discute Política Cultural, Artística e estética. Hoje com a 7ª edição, leva à população as produções de grupos locais e regionais, além da reflexão sobre o próprio fazer artístico teatral e sua importância na construção da Identidade Cultural do Recife.

Em seu ato político/pedagógico/teatral, o movimento vem colaborando para que a população de uma maneira geral, e em especial as camadas populares participe de um processo de democratização do acesso aos bens simbólicos, construido historicamete pelo homem, fazendo da rua um espaço aberto para que, de forma artística, inferir uma nova leitura de mundo e na ressignificação da própria vida.

Senhores Governantes, nós artístas populares semeamos a alegria, trazemos a esperança e solidariedade buscando atingir a diversas camadas da sociedade que por muitas vezes ficam no esquecimento.

Hoje estamos nas ruas - de novo, agora e sempre, denunciando as dores, as agônias, os subterfúgios, mas ainda, sobrevivendo, resistindo, criando e lutando, com armas que atingem as pessoas por meio do teatro, da música, da poesia, da dança, objetivando fortalecer o nosso bem maior que é a nossa arte.

Assim como o Movimento o Festival nasceu como prova de resistência popular tendo em vista as dificuldades encontradas para sua realização, contundo com a colaboração dos grupos locais e regionais, a insistência dos militantes consegue enfrentar o marasmo, o cansaço, a falta de recursos e principalmente a grande e preocupante omissão dos gestores públicos, que não reconhecem a importância deste Festival que soube se imporem no calendário cultural da cidade.

Nesses três dias de encontro o MTP-PE reuniu artistas do Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba para discutir questões que estão afetando o movimento cultural local, sendo elas:

  • Falta de incentivo a Cultura;
  • Dificuldade no diálogo Gestão/Movimentos Culturais;
  • Inclusão do Festival de Teatro de Rua no calendário e no orçamento que possa garantir a sua realização de forma digna;
  • Garantia de um espaço para a sede do Movimento de Teatro Popular - MTP-PE, na Casa da Cultura.
  • Edital específico de Teatro de Rua para montagem, fomento e circulação.

Nós, que fazemos o MTP-PE, juntamente com os parceiros abaixo assinados, espera que as nossas preocupações/reinvidicações sejam recebidas e atenditas como forma de demonstração de sensibilidade e consciência política da função social da arte.

Movimento de Teatro Popular de Pernambuco - MTP/PE

Movimento Escambo Popular Livre de Rua

Bando La Trupe - RN

Cervantes do Brasil - CE

Pintou Melodia na Poesia - CE

Arte e Riso - RN

GRUTA - Grupo de Teatro Aberto da Paraíba - João Pessoa

Arteiros - Olinda - PE

Grupo de Teatro Popular Vem Cá Vem Vê - Recife

Ifá-Rhadhá de Art' Negra - Olinda - PE

Grupo de Teatro COQUEARTE - Recife/PE

Cia Expressarte de Teatro e Dança - Recife/PE

Grupo Drão de Teatro - Recife/PE

Cia. Máscaras de Teatro - Recife/PE

Movimento Desce a Ladeira - Recife/PE

POESIS - Grupo Cultural do Alto José do Pinho

Nenhum comentário: