Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Brasília Urgente


Por Adailtom Alves

Mais de um milhar de militantes da cultura de todo o Brasil depositaram suas esperanças em Brasília nos dias 13 a 16 de dezembro, na I Conferência Nacional de Cultura (CNC). O sonho de todos é ver consolidado uma política de estado para a cultura brasileira.

O mote da CNC é “Estado e Sociedade Construindo Políticas Públicas de Cultura.” A sociedade, de fato, foi escutada, todas as diretrizes tiveram ampla participação da sociedade civil, o que esperamos é que não sejamos apenas ouvidos, mas sim que se crie o Plano Nacional de Cultura, já que as diretrizes são para nortearem a criação do mesmo.

A cultura precisa deixar de ser enfeite, penduricalho e deve ser tratada como vetor de desenvolvimento do Brasil. Queremos políticas públicas de cultura urgente, não para beneficiar artistas e fazedores de arte, mas sim para fazer valer o direito de todos os cidadãos brasileiros de forma a atingirem a verdadeira cidadania cultural.

Esperamos e lutaremos para que o próximo ano, que será ano eleitoral, os políticos não passem por cima da vontade de todos esses guerreiros que, na ânsia de verem um grande sonho realizado, deixaram seus compromissos de lado e foram a Brasília debater exaustivamente diretrizes fundamentais para a construção de políticas pública de cultura, que priorizem o ser humano e a cultura brasileira, em detrimento do mercado e do capital.

Senhores políticos cumpram o seu papel!

Publicado originalmente em 20/12/2005 no blog: http://adailtonalves.zip.net/

Nenhum comentário: