Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O teatro de rua na academia

Por Adailton Alves

No dia 25 de maio de 2010 começou, no Instituto de Artes da UNESP, o curso de extensão universitária "Apontamentos conceituais sobre teatro de rua", ministrado pelo professor doutor Alexandre Mate. A proposta de fazer o teatro de rua "penetrar" na academia vem sendo levado adiante, desde que foi criado o Núcleo de Pesquisadores de Teatro de Rua na cidade de Angra dos Reis, em maio de 2009, dentro do XIV Encontro de Nacional de Teatro de Rua. Na ocasião estavam presentes quinze pesquisadores de diversos Estados, alguns ligados a universidades públicas.

No primeiro dia do curso, estavam presentes quarenta pessoas interessadas em aprofundar a discussão teórica sobre teatro de rua. Muitas, vindas de outras cidades para acompanhar o curso que se estende até novembro. Os encontros mensais, mesmo sem o amparo oficial da universidade, já vinham ocorrendo com o professor Alexandre Mate desde fevereiro, quando ocorreu o primeiro, no Espaço Eureka, sede dos grupos Miolo e Núcleo Pavanelli na época.

O curso é uma continuidade das ações do Núcleo de Pesquisadores de Teatro de Rua, que tem entre suas prioridades "fazer o mapeamento dos coletivos teatrais que têm a rua como referência espacial prioritária na construção de suas respectivas estéticas, a fim de construir um acervo documental" (Carta do Núcleo de Pesquisadores de Teatro de Rua).[1]

Fazedores, pesquisadores, estudantes, entre outros, todos interessados em estabelecer um diálogo entre prática e teoria, realizado no espaço que foi criado para desenvolver o conhecimento: a academia.

Publicado originalmente em A Gargalhada nº 16, Junho/Julho de 2010, p. 7.




[1]Este e outros documentos, bem como artigos e críticas sobre teatro de rua poderão ser encontrados no blog WWW.teatroderuaeacidade.blogspot.com.

Nenhum comentário: