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domingo, 20 de fevereiro de 2011

Política Cultural do Futuro



Política Cultural do futuro!

No festival Trupe Olho da Rua, ocorrido em Santos do dia 11 a 13 de fevereiro, teve como frase instigante: "O teatro privado é privado de quê?" deixando perguntas importantes além dessa!
A pergunta é se estamos realmente agindo em sentido a uma política cultura que nos aqueça e progrida para melhor?!?

Defendo então que nossos esforços mais ordinários nos levam para a vala comum do inútil.

O que pode ser verdadeiro em parte, mas não resolve a pergunta.

Se nosso esforço é incauto e colaboracionista temos nós uma artimanha para reduzir nossa ingenuidade e auto exploração pueril?

De forma pragmática é muito difícil delinear uma saída que não sejam as oferecidas, cito, Conselhos de Cultura, participação em comissões de elaborações de editais e prêmios e embates políticos com responsáveis oficiais desgastando e desmascarado suas intenções pobres para o orçamento público.

Política cultural funciona em três eixos pragmáticos: grana, ação e efetividade.

A grana sabemos dos modelos e elas são latifúndios e como todos - rompíveis
A açao exige priorização e elas são muitas (diversidade, continuidade, formação, extensão)
A efetividade é como valer o que se põe de esforço econômico e humano na ação com a grana da cultura.

Então fodeu!
Todas essas pragmaticidades só funcionam com incorporação de melhoria no trato com a famigerada democracia, que quando não é a burguesa é a narcisista e esquizofrênica.
Não há uma política cultural que escorra dessas objetividades. Ainda que filososficamente se escreva muita coisa interessante, o gás da política cultural está na grana, ação e efetividade.

E todas essas são nulas se não há o artistas, cultureir@s e quem se meta em cultura.

Nossa política cultural é pueril, ardilosa, legalista e auto-expropriadora da mais valia dos artistas.

Tudo isso que falo, deverá virar discurso fundamentado, virar lei e dotação e funcionar com os mecanismos particularidades de irrigação de todos os seguimentos.

Há como fazer isso sem ser em fóruns que primem pelo ato e correspondência democrática?
O teatro Privado é privado das privações! Desconhece que a população brasileira paga mais impostos e por isso, merece ter a percolação cultural que favoreça outras referências que não sejam as oferecidas pelo mercado!
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