Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Carta de esclarecimento e repúdio - Criciúma/SC

Criciúma, 10 de agosto de 2012

CARTA DE EXCLARECIMENTO E REPÚDIO

 

Viemos por meio desta, esclarecer a população de Criciúma e todos aqueles que esta carta possa interessar, que a Mostra Regional de Teatro Organizado pela Fundação cultural de Criciúma, não contempla os anseios de nós Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado e Grupo teatro lá nos fundos.  

Nós acreditamos na arte como meio de promover à comunidade o pensamento crítico e conseqüentemente transformá-la através deste. Para tanto, se faz necessária a ação do poder público, uma vez que este deveria ser o principal provedor de meios para realização das manifestações artísticas do município, sendo que, cumpridas as devidas obrigações dos gestores responsáveis para com a nossa classe. 

Há quatro anos é promovido e realizado pela FCC na cidade de Criciúma a Mostra Regional de Teatro, que deveria, em tese, proporcionar aos artistas e a população local um nível de organização que abarcasse os anseios de uma cidade que possui, no segmento teatro, escolas de teatro que mantém em seu corpo uma expressiva procura por parte de novos jovem artistas; Grupos que iniciam uma carreira profissional ainda em expansão além de dois grupos profissionais, premiados, que viajam continuamente pelos os estados brasileiros, levando o nome de Criciúma. (Cirquinho Do Revirado e Teatro lá nos Fundos).

Temos uma  população desejosa em poder usufruir dessa linguagem artística, seja nas salas de aula, ou como espectadores. O problema é que esta mostra, estando já na sua quarta edição, continua não abrangendo os anseios dos artistas locais, muito menos da população, pois além de ser frágil como projeto, não se define como linguagem e é logisticamente mal elaborada, não se efetivando como evento, visto que não há nenhuma preocupação nem ações de divulgação para que a população saiba e participe.

Acreditamos que ações realizadas na urgência de desejos pessoais, sem nenhum levantamento das necessidades dos artistas, feita unilateralmente e exclusivamente para cumprir uma agenda protocolar não se efetivam como evento nem tão pouco como projeto.

Nós repudiamos também as declarações do atual presidente da FCC que na imprensa disse: "A Mostra serve para que as pessoas tenham mais contato com o teatro e é um evento que a cada ano tem mais participação e qualidade", afirma o presidente da FCC, Sérgio Zappelini. '' As declarações do gestor da FCC demonstra sem sombras de dúvida que as ações na área do teatro realizadas por ele não condizem com o que vimos nesses quatro anos e nem tão pouco com esse evento chamado Mostra Regional de Teatro. "A mostra não contempla os anseios dos
 artistas ligados ao movimento teatral da cidade.
Além de a população não estar tendo mais contato com o teatro essa participação só decresceu e a qualidade do evento nos seus aspectos logísticos, de investimento, planejamento, só piorou. O que vimos é uma tentativa de vender uma imagem de acertos e sucesso que só acontece da cabeça do presidente da FCC.

Lamentavelmente vemos que por ser um ano político, uma enxurrada de acontecimentos estão sendo promovidos pela Fundação Cultural de Criciúma  neste último ano, eventos relâmpagos, sem sustentação, sem diálogo com os artistas, numa agonia sem fim,  estes acontecimentos não promovem a cultura da cidade e sim a sua pagina numa Rede social.

Um gestor na área da cultura deve promover a arte, realizando eventos que incentivem os artistas a desenvolver
seus trabalhos e não estabelecer uma competição com os profissionais da área, não disputar por espaço. É dever da FCC criar mecanismos para que os artistas possam mostrar seus trabalhos uma delas é o formato de festival, bem pensado, projetado, com levantamentos e diálogos com os artistas locais, suas necessidades com uma boa assessoria, mas o que vemos é um "oba oba" sem fim, de eventos sem sustentação e entre eles está a Mostra Regional de Teatro.

Aí está o nosso grito de desabafo, e nossa indignação. Esperamos que a arte como um todo seja melhor cuidada pelos gestores culturais de nossa cidade, não importa de que partido político seja. O que queremos é ser ouvidos e principalmente ser atendido.

 

 

O Teatro aglutina, mobiliza e "salva" multidões!

 

Gratos pela escuta

Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado e

Grupo Teatro Lá nos Fundos.





Nenhum comentário: