Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Livro e filme retratam os 10 anos da Lei de Fomento ao Teatro em São Paulo.

A exibição pública do filme será dia 20 de agosto às 20h. (Segunda-feira) no MIS. 
Lançamento

Entrada livre à todo(a)s!!! 

Livro e filme retratam os 10 anos da Lei de Fomento ao Teatro em São Paulo

31 de julho de 2012
O programa público que mudou a cena teatral paulistana e hoje é um exemplo no fomento à produção cultural no Brasil, comemora 10 anos com o lançamento de um livro e de um filme documentário, ambos iniciativa da Cooperativa Paulista de Teatro.

O livro, intitulado TEATRO E VIDA PÚBLICA – O FOMENTO E OS COLETIVOS TEATRAIS DE SÃO PAULO, organizado por Flávio Desgranges e Maysa Lepique, é uma parceira entre a Hucitec Editora e a Cooperativa Paulista de Teatro. A publicação reúne textos de artistas participantes do Programa, como os diretores Sérgio de Carvalho e Marco Antônio Rodrigues, e de pesquisadores provenientes de diferentes áreas do conhecimento, como os pensadores Iná Camargo Costa e Paulo Arantes, que analisam as atuais condições da produção teatral na cidade de São Paulo, em face das alterações provocadas pela Lei de Fomento ao Teatro.

O documentário TEATRO CONTRA A BARBÁRIE, dirigido por Evaldo Mocarzel, foi realizado pela Casa Azul em conjunto com a Cooperativa Paulista de Teatro. O filme parte do surgimento do Movimento Arte contra a Barbárie para tratar da Lei de Fomento ao Teatro e seus desdobramentos, abordando os avanços no campo político e estético da produção cênica de São Paulo e os ataques que a Lei vem sofrendo dos governos municipais.

A Lei de Fomento ao Teatro

Criado em 2002, numa iniciativa de grupos e companhias que têm no modo coletivo de produção uma base comum, o Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo (Lei 13.279/02) apoia projetos de trabalho continuado de pesquisa teatral e promove o acesso da população ao bem cultural qualificado. Desde a sua implantação o programa já contou com 20 edições, que fomentaram 295 projetos de 113 grupos teatrais, e inspirou programas de outras áreas como a Lei de Fomento à Dança, em vigência desde 2006.



Nenhum comentário: