Pesquisar este blog

sábado, 4 de agosto de 2012

Encontro Regional pretende unificar a produção teatral no interior de SP

Desde 2007, grupos e artistas do interior do estado de São Paulo buscam unificar seu trabalho por meio de encontros. O Fórum Paulista está em sua quarta edição, por ter ficado alguns anos parado. Atualmente, os assuntos que pendiam para questões envolvendo estéticas teatrais e processos criativos deram lugar a uma temática bastante atual: o desenvolvimento de políticas públicas para a cultura no estado.

Com o intuito de ampliar essa questão, abrangendo cada vez mais envolvidos com a arte, principalmente as artes cênicas, este ano, os grupos Canoa Encantada, Cia São Genésio e Cia Fábulas, juntamente a alguns parceiros, organizaram o primeiro "Encontro Regional do Interior: Artes e Políticas Públicas", que acontecerá no dia 12 de agosto de 2012, às 13h, no Centro Cultural Casa de Joana, na cidade de Hortolândia.

O município que receberá artistas para discutir sobre os problemas que enfrentam em sua produção teatral já foi palco, anteriormente, da 3ª edição do Fórum Paulista, em 2011. Nesta data, foram criadas em conjunto algumas resoluções dispostas numa carta, que concentra as demandas culturais dos artistas atuantes no interior de São Paulo. Após a realização de uma quarta edição do Fórum, em abril deste ano, foi decidida a não criação de uma nova carta de resoluções.

Diante dos problemas expressos no documento, torna-se claro o descontentamento dos artistas do interior quanto ao tratamento que recebem da administração pública, inferior se comparado aos grupos da capital. Juraci Moreira, envolvido na organização do Encontro Regional, explica que suas "principais reivindicações são que os editais da capital sejam separados do interior, e que tenham valores equivalentes, porque quando se lança um edital, hoje, pro interior, o valor é irrisório, chega a 30% do valor de projetos semelhantes para a capital".

O Encontro Regional surge para reavivar a discussão iniciada com a publicação da carta pelos participantes do Fórum Paulista. Como as resoluções surgiram no final do ano, não foram tomadas muitas providências. Embora Moreira conte que "percebeu que quando o estado lançou os editais do ProAC, este ano, já fez algumas diferenciações que antes não havia. Grosso modo, a gente avançou pouco em torno do objetivo geral que queremos alcançar. Esse ano, a gente está com uma ação junto à assembleia legislativa e junto à Secretaria Estadual da Cultura e a de Finanças, pra que sejam feitas audiências públicas e que entrem nossas reivindicações dentro do orçamento do estado".

Os grupos e artistas interessados em participar do Encontro têm total liberdade para isso, ele é aberto e gratuito. Segundo o membro da organização do evento, a participação dos interessados é essencial para que se atinja o bem comum. "As decisões sempre são feitas no conjunto. Então, a partir desta discussão regional, a gente vai desenvolver as soluções; ver o que o pessoal busca, se estão de acordo, se têm coisas para acrescentar; ver o que pode ser feito regionalmente e tentar, com isso, ir fortalecendo a organização em nível estadual, ampliando e trazendo esses grupos pra perto, pra todo mundo buscar, pelo menos, uma linha comum de trabalho", conclui Moreira.








Nenhum comentário: