Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Pelas Ruas da Cidade II

 


Olá companheiros e companheiras,

Pelas Ruas da Cidade circulou por Duque de Caixas e Nilópolis neste final de semana.

O calor de 40 graus tem mantido a equipe do Off-Sina sempre atenta as questões da arquitetura das praças públicas por onde passamos.

Na Praça do Pacificador, centro de Duque de Caixas, cidade com mais de 400 mil habitantes, encontramos um grande complexo arquitetonico de Oscar Niemayer, composto por um Teatro Municipal e uma Biblioteca Pública que brigam com a arquitetura do local. O entorno da cidade não tem nada a ver com a obra da Praça, os moradores chamam o Teatro de "O elefante Branco", embora tenha o nome de Raul Cortes.

A praça é grande mas quase não tem árvore. Fiquem pensando porque. Ao me distanciar para comprar água, tive uma percepção: se plantarem árvores ali, elas iram tirar a visão da obra do Niemayer. Então temos uma praça deserta. Sem sombra , que não acolhe, que não convida para o convívio, o encontro. A supremacia do cimento, a baixa do ser humano. Agora quem tem peito de falar mal do Niemeyer?

O Grupo convidado da cidade foi a Cia de Arte Popular. Cesário, o diretor é nordestino. Apresentaram a "Incrível peleja de Simão contra a Morte". Marcaram um golaço. O público se juntou e fizemos uma boa roda. Convidamos a Cia de Arte Popular para uma maratona no Largo do Machado, junto com os outros 7 grupos da Baixada.

Nilópolis é a terra da Escola de Samba Beija Flor. A cidade gira em torno dela. A Prefeitura designou 4% do seu orçamento para cultura. Coisa rara entre os municípios do Rio de Janeiro. O Conselho Municipal de Cultura é paritário....enfim...as coisas estão caminhando bem. O Secretario de Cultura se chama Augusto. Ele chegou cedo, subiu na escada e preparou o ponto de luz para nós. Caraca, dá para acreditar? Sentou no chão e riu como uma criança.

O convidado do local foi o palhaço Salsicha. Ele dá aulas de circo na cidade. Conhecemos vários artistas da região: Mestre Valentim, Palhaço Meche Meche, Mozart, entre outros. Montamos nosso Pinico Sem Tampa entre o Centro Cultural Tim Lopes e o terminal rodoviário. No final um motorista parou o ônibus, meteu a cabeça para fora da janela e gritou: o palhaço, para onde vão depois daqui? Pô, só deu para ver um pouquinho. Volta outro dia.

Semana que vem tem: Seropédica, no sábado e São João do Meriti, no domingo.

Abraços,
Richard Riguetti
Grupo Off-Sina RJ

Nenhum comentário: