Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de setembro de 2020

ESTUDOS DE TEATRO(S) DE RUA



ESTUDOS DE TEATRO(S) DE RUA

“QUEM DÁ TANTO A CARA Á TAPA
  PODE DAR A CARA Á TELA
  VEM COM A GENTE NESSE EMBALO
  NOSSA ARTE CONTINUA
  EU NÃO ME CALO 
  ME COLOCO E EMBARCO NELA
  ESTUDOS DE TEATROS DE RUA”
      (música de Toni Edson)

RESUMO

ESTUDOS DE TEATRO(S) DE RUA é um curso livre, promovido de forma gratuita e virtual através de inscrições e apresentações pelo nosso canal de Youtube, pretendemos dialogar o conteúdo das histórias das Artes Cênicas na Rua, seus artistas e fazedorxs (rueirxs), as principais obras e grupos de referência, as questões sociais e políticas de seus fazedorxs através dos manifestos, manifestações e festivais, como também as possíveis abordagens e perspectivas contemporâneas. Serão destacados as pedagogias e locais de ensino e pesquisa de conhecimentos específicos desta modalidade teatral, pelas escolas, formações pelos grupos, disciplinas acadêmicas e suas produções (livros, editais, TCCs, mestrados, teses e produções audiovisuais etc.).

Propomos um curso que abriga abordagens a um só tempo confluentes, divergentes, complementares e, por vezes, conflitantes sobre os Teatros de Rua do país.

Este Curso está vinculado diretamente a disciplinas da graduação de Teatro Licenciatura e de projetos de extensão e ainda com o Grupo de Pesquisa CNPq UFAL Brincantuar: artífices cênicos... que tem em uma de suas linhas de pesquisa as Artes Cênicas de Rua.

A comissão organizadora é composta por professores de diversas Universidades e grupos do país trazendo seus projetos, pesquisas, grupos de atividades e toda a experiência em Artes Cênicas na Rua.

Dividido em três momentos


BREVE HISTÓRICO

Esse projeto nasceu da necessidade de registros, diálogos e trocas em plena Pandemia de Covid 19 de 2020. Devido à necessidade de encontrar momentos de reflexão, aprendizado e trocas, alguns integrantes da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR) - que estava desenvolvendo seus encontros virtuais - decide por esta iniciativa dos ESTUDOS DE TEATRO(S) DE RUA. Para tanto, agregamos professores acadêmicos, pesquisadores, profissionais e alunos (da Ufal e da UNIR), para assessorar as questões conceituais e estruturais deste webinário.

Um dos encontros


OBJETIVOS

O objetivo deste curso é estimular o interesse pela pesquisa, experimentação e prática dos Teatros de Rua, ressaltando as dimensões existenciais, políticas, sociais, culturas e poéticas do fazer Artes Cênicas na Rua. Para isso, vamos compartilhar e dialogar com os profissionais acerca de um amplo espectro de experiências, fazeres e estudos que enveredam por diferentes campos do saber, tais como estudos da cena, filosofia, sociologia, antropologia, psicologia, estudos culturais e religião, para citar alguns exemplos.


EQUIPE

Comissão acadêmica e organizadora:

Profa. Dra. Ana Carneiro (UFU)

Ana Maria Pacheco Carneiro: http://lattes.cnpq.br/2871760285264620

Prof. Dr Licko Turle (Instituto Artivista)

Noeli Turle da Silva / Licko Turle: http://lattes.cnpq.br/6181670089929835

Profa. Dra. Jussara Trindade (UNIR)

Jussara Trindade Moreira: http://lattes.cnpq.br/2455489235718674

Prof. Dr Ivanildo Piccoli (Ufal)

Ivanildo Lubarino Piccoli dos Santos: http://lattes.cnpq.br/3371038837189854

Prof. Ms Alexandre Falcão (UNIR)

Alexandre Falcão de Araújo: http://lattes.cnpq.br/0059449047020903

Prof. Ms. Adailtom Alves (UNIR)

Adailtom Alves Teixeira: http://lattes.cnpq.br/7072637053498414

Profa. Ms. Vanéssia Gomes 

Vanéssia Gomes dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4942315555756162



Equipe técnica:

Alan Cardoso, Alex Zampielly, Aline Almeida, Anne Luz, Josival Silva, Louise Brandão, Luiz Santhos, Roberta Brito, Rosy Farias, Stephanie Caroline e Victor Satti,


Contato: 

Estudos de Teatro(s) de Rua de 24 de junho a 19 de dezembro de 2020

Onde: Curso online, pelo canal do 

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC072UB1oDLXSp8s5-UJ2aYQ/  

email: estudosteatroderua@gmail.com

Instagram/Facebook: @estudosdeteatroderua  

Twitter: @estudosteatro

                                                  



Nenhum comentário: