Pesquisar este blog

domingo, 28 de junho de 2009

A Gênese da RBTR

A Roda Girou em Salvador

Nos dias 26 e 27 de março de 2007, em comemoração ao dia do circo e do teatro, Salvador foi palco de um encontro importante, recebeu representantes de movimentos de teatro de rua de alguns estados brasileiro, além de representantes de grupos de onde não há movimento organizado. O evento “A RODA – o teatro de rua em questão” reuniu dois fóruns, um regional, do estado da Bahia e um nacional.

A abertura foi no dia 26 às 19:00h na Câmara Legislativa de Salvador, logo na entrada, antes da solenidade, porém ocorreu um incidente: membros do Grupo Filhos da Rua, de Salvador, estavam de bermuda e chinelo, a segurança da casa não queria permitir a entrada dos mesmos. No entanto, seus integrantes são índios e, conforme eles lembraram, existe uma lei federal que permite que o índio ande nu, se assim o quiser. Houve protesto dos mesmos, pois eram também organizadores do evento e todo o Movimento de Teatro de Rua baiano (MTR-BA) apoiou, afirmando que se os índios não entrassem na casa, eles também não entrariam. O chefe da segurança consultou os códigos e todos entraram. Uma cabal prova que a casa do povo não os recebe bem.

A abertura foi feita por Marcos Cristiano, também integrante do MTR-BA. Foi apresentada uma performance e lançado o livro “Manual Básico para o Teatro de Rua.”

A abertura solene foi feita no Plenário Cosme Farias pelo Vereador Everaldo Augusto, anfitrião da casa e único vereador presente. Na seqüência a mesa foi composta por representantes do Movimento de Teatro de Rua da Bahia (Kuca Matos), Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (Adailton Alves), Movimento de Teatro Popular de Pernambuco (Anderson Guedes), Federação de Teatro do Espírito Santo (Telma Amaral), Movimento de Teatro de Rua do Rio de Janeiro (André Garcia), representante do teatro mineiro (Marcelo Bones – grupo Andante) e a representante da Fundação Gregório de Matos. Todos foram unânimes em ressaltar a importância do encontro desses coletivos.

Estavam presentes na plenária artistas de Salvador e de outras cidades baianas, além dos representantes da Cooperativa Paulista de Teatro e Núcleo Pavanelli, de São Paulo.

No dia seguinte, 27 de março, ocorreu um encontro entre estes coletivos para debater sobre políticas públicas, dificuldades de organização e outros assuntos. Iniciou-se com uma rodada de apresentações, nome, grupo e cidade, e nos dividimos em dois grupos: Fórum Regional e de Representantes do Movimento Nacional.

Estavam presentes no Fórum dos representantes dos Movimentos estaduais: Marcos Cristiano (MTR-BA), Anderson Guedes (MTP-PE), Adailtom Alves (MTR/SP), André Garcia (MTR/RJ), Telma Amaral (Federação de Teatro do Espírito Santo), Renata Lemes e Clayton Mariano (Cooperativa Paulista de Teatro), Graça Cremon (Núcleo Pavanelli – SP), Mauro Xavier (Grupo Kabana – MG) e Marcelo Bones (Grupo Andante – MG). Todos os presentes traçaram um histórico político de seus estados. Não foi possível aprofundar os assuntos pois o tempo foi curto.

Esse primeiro encontro fez com que pudéssemos conhecer melhor outros Movimentos espalhados pelo Brasil e suas formas de organização. Ficou claro que não há políticas públicas específicas para o teatro de rua em nenhum dos estados ali presentes.

O encontro será registrado e se propôs um novo encontro para julho com maior tempo de duração, de maneira que possamos aprofundar as discussões. Falou-se ainda da ausência de outros movimentos existentes no Brasil, como por exemplo, o Escambo do Rio Grande do Norte e Ceará. No próximo encontro pretende-se reunir todos os movimentos.

Naquele mesmo dia às 15:00 h ocorreu um cortejo teatral pelas ruas de Salvador em comemoração ao dia do teatro e do circo.

Por Adailtom Alves Representante do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo no encontro

Publicado em A Gargalhada nº 07, Março/Abril de 2007, p. 02. Corrigido em 28/05/09.

Nenhum comentário: