Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Palco Difusão começa na rua

 
Palco Difusão começa na rua
Clayton Nobre - Coletivo Difusão - Manaus (AM)

Na última semana de 2010, o Palco Difusão, núcleo de artes cênicas do Coletivo Difusão (AM), encerrou um ciclo de atividades feitas em parceria com o Grupo Manjericão, do Rio Grande do Sul. Um lembrete: o núcleo começou a funcionar há menos de uma semana e já se responsabilizou por ações que vem pesando nas costas de todos os que se desafiaram na empreitada. O desafio, no entanto, só empolgou o grupo a pensar nas próximas ações.

O grupo Manjericão tem como base de experimentação a pesquisa no teatro popular, e daí surgem as técnicas do teatro de máscaras, do clown, da commedia dell'arte. Especificamente o que absorvemos no Norte do grupo Manjericão foi sua experiência no teatro de rua. Partindo da necessidade de explorar esse segmento no fazer teatral manauara, um dos nossos difuseiros, Diego Batista, aproveitou a articulação com o projeto Banzeirando e negociou a permanência dos gaúchos em Manaus.

Um dos resultados dessa articulação foi uma oficina de teatro de rua, ocorrida entre os dias 27 e 29 de dezembro, agregando valor à marca do Coletivo. Planejava-se um grupo de 20 pessoas, e o Manjericão permitiu que todos os mais de 30 que foram às aulas pudessem participar de atividades técnicas e práticas. A oficina culminou em duas apresentações artísticas na Praça do Congresso, após a chuva da tarde, onde há um tempo não se via manifestações de teatro.

Outras ações foram as apresentações do espetáculo "O Dilema do Paciente", do grupo Manjericão, no Amazonas. A primeira foi no dia de Natal, 25 de dezembro, em um bairro periférico da cidade de Itacoatiara. A outra ocorreu em 29 de dezembro, em Manaus, também em uma praça distante do centro.

Obviamente essas não foram as únicas contribuições e contrapartidas que o Coletivo Difusão e a cidade de Manaus receberam com a permanência do grupo no Norte brasileiro. A experiência política de Márcio Silveira e de seu grupo, além da de Léo Carnevale e dos outros "banzeirandos" que por aqui passaram, será importantíssima para o planejamento do Palco Difusão. O próprio projeto Banzeirando, que nos trouxe essa oportunidade, alerta para que o Palco Difusão (e Fora do Eixo) levante a bandeira pelo Custo Amazônico e pelas cautelas necessárias nos projetos de circuitos teatrais na Amazônia.

Img_6323


--
Clayton Nobre
Grupo Baião de Dois
Coletivo Difusão
Jornalista MTb 0000438
92-81857030
Twitter: @claytonnobre


Nenhum comentário: