Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ALDEIA DE ARCOZELO - O SONHO E A HERANÇA DE PASCHOAL PARA A CULTURA BRASILEIRA!

PASCHOAL CARLOS MAGNO



Prezados Governantes, Amigos, Imprensa, Artistas de todas as Artes!

Hoje, 13 de Janeiro, comemoramos o nascimento de PASCHOAL CARLOS MAGNO, o maior animador cultural do Brasil, segundo definição de B. de Paiva.

Criador do Teatro do Estudante, Teatro Experimental do Negro, Caravana da Cultura, Barca da Cultura dentre outros projetos de valorização da identidade do povo, Paschoal Carlos Magno deixou um grande legado para todos nós!

Um legado que merece respeito por sua importância como centro de criação e resistência da cultura brasileira e de todas as artes - A ALDEIA DE ARCOZELO!

A ALDEIA DE ARCOZELO precisa ser recuperada, URGENTE!

Precisa ser recuperada para continuar servindo aos artistas de todas as artes em processos de criação e reciclagem das artes cênicas e de outros segmentos.

Felizmente, a ALDEIA DE ARCOZELO não sofreu totalmente a fúria do tempo e continua em pé, servindo à Cultura, porém, necessitando de reforma e de um grande projeto de revitalização e ocupação.

A FUNARTE, órgão de subordinação, vem cuidando de sua manutenção, funcionamento e pequenos reparos há mais de 20 anos graças à resistência dos artistas quando da realização do SEMINÁRIO DE ARTES CÊNICAS, que contou com a participação de inúmeros artistas na época de sua maior crise, destacando o incansável CARLOS MIRANDA.

Depois, a Aldeia desabou de vez e foi recuperada no final dos anos 80 graças à iniciativa privada mas, principalmente, ao incansável trabalho do saudosoMARTINHO CARDOSO DE CARVALHO que junto ao Gabinete do Ministro Celso Furtado, à época, colocou em prática um projeto de recuperação.

Ano passado, o ator e Presidente da FUNARTE Sérgio Mamberti, com toda sua equipe, criou comissão de elaboração de um projeto global para a Aldeia em seu Gabinete com várias reuniões realizadas, dando continuidade a uma idéia inicial na gestão do então Presidente Antônio Grassi que agora retorna à Presidência.

Neste comissão, a Sociedade de Amigos da Aldeia de Arcozelo está por mim representada juntamente com o atual Secretário de Cultura e Turismo, Nacim Elmor, de Paty do Alferes.

Um Protocolo e convênio de cooperação técnica foi assinado entre a Prefeitura de Paty do Alferes e a FUNARTE, com a participação do Prefeito Rachid Elmor e da então Secretária de Cultura e Turismo, Jornalista Belisa Ribeiro com o apoio da Sociedade de Amigos da Aldeia de Arcozelo.

É importante destacar o apoio e trabalho da Prefeitura de Santos, através da gestão responsável, criativa e pioneira do Secretário de Cultura Carlos Pinto que em 2006, no centenário de Paschoal Carlos Magno reeditou em Santos o FESTIVAL DE TEATRO DO ESTUDANTE PASCHOAL CARLOS MAGNO e a BARCA DA CULTURA, realizados em Santos, anualmente.

Nós, artistas de todas as artes depositamos esperanças nesta nova gestão da FUNARTE para que juntos, possamos finalmente concluir o projeto de recuperação da Aldeia de Arcozelo que será um grande presente para PASCHOAL CARLOS MAGNO, ainda que in memoriam.



A FETAERJ - FEDERAÇÃO DE TEATRO ASSOCIATIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO mantém, há mais de 10 anos, a tradição dos festivais na Aldeia realizando o tradiconal PRÊMIO PASCHOALINO no mês de Julho!

Mas, a ALDEIA DE ARCOZELO precisa de muito mais apoio!

Será um presente eterno, de gratidão ao homem que revolucionou a CULTURA BRASILEIRA!

Convocamos todos os artistas, brasileiros, governantes, jornalistas, imprensa para que neste dia 13 de Janeiro sob a energia mágica das coxias dos teatros a luz seja acesa e a cortina se abra para o espetáculo esperado por Paschoal Carlos Magno - O FUNCIONAMENTO PLENO DE SUA GRANDE OBRA - A ALDEIA DE ARCOZELO, que é o local de todas as artes e de todos!

Divulgue este e-mail! Envie aos seus amigos! Vamos realizar nesta data, um grande manifesto de apoio virtual ao homem que merece respeito de todos nós pela dedicação de sua vida à Cultura Brasileira.

A CULTURA BRASILEIRA NÃO PODE MAIS ESPERAR A REFORMA DA ALDEIA DE ARCOZELO!

CONTAMOS COM A AJUDA E O APOIO DE TODOS!

SEJA MAIS UM AMIGO DA ALDEIA DE ARCOZELO E FAÇA VALER ESTA AMIZADE EM NOME DA CULTURA E PRINCIPALMENTE DAS ARTES CÊNICAS!



Marcelo Basbus Mourão
Presidente
Sociedade de Amigos da Aldeia de Arcozelo

Caixa Postal 85.888 - Paty do Alferes - RJ - CEP: 26.950-000

(24) 8115.6717

http://www.azulneoncultural.wordpress.com/

http://www.amigosaldeiadearcozelo.wordpress.com/

Nenhum comentário: