Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2011

Ministra da Cultura na Cidade Tiradentes

____________________________________________________________________

Breve Relato sobre a visita da Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, ao Centro Cultural Arte em Construção, sede do grupo teatral Pombas Urbanas, no bairro Cidade Tiradentes no dia 09 de maio de 2011.


Hoje, dia 9 de maio de 2011, recebemos a visita da Ministra da Cultura Ana de Hollanda, no bairro Cidade Tiradentes no Centro Cultural Arte em Construção, sede do Grupo Teatral Pombas Urbanas, Ponto de Cultura desde 2005. Com pouco tempo para organizar e articular a recepção (já que contato para a visita foi feito no domingo,dia 08, à noite, por representantes do MINC, sendo que ela estaria na zona leste de São Paulo), o Pombas Urbanas comunicou-se rapidamente com as redes e movimentos que integra e grupos parceiros da região leste.


Às 11h30 do dia 09, a ministra chegou acompanhada do representante da regional do MINC de São Paulo Tadeu di Pietro e pelo coordenador da Funarte de São Paulo, Tadeu de Souza. No Centro Cultural estiveram presentes representantes do Ponto de Cultura Movimento Cultural da Penha, Ponto de Cultura Associação Raso da Catarina, Movimento Nossa Zona Leste, Movimento de Teatro de Rua de São Paulo, Escola de Samba Príncipe Negro e grupos de jovens de teatro da Cidade Tiradentes que integram a Rede Livre Leste como Bico de Lata, Filhos da Dita e grupo de Maracatú Malungos Urbanos.


Os integrantes do  Pombas Urbanas apresentaram o espaço do Centro Cultural Arte em Construção e falaram dos projetos desenvolvidos e dificuldades na manutenção e realização de ações culturais do espaço que há alguns meses aguarda repasses de recursos por parte do Programa Cultura Viva. Foi colocada à Ministra as dificuldades de enfrentadas por nós e diversos movimentos sociais, organizações culturais e grupos artísticos que se encontram na mesma situação.

Adriano Mauriz, ator do Pombas e representante do Estado de São Paulo na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura entregou a Ministra a mesma carta entregue ao representante regional do MINC que foi formulada pelos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo com as dúvidas e questionamentos em relação ao MINC, conforme acertado na última reunião com Marta Porto, atual secretária da SCC – Secretaria da Cidadania Cultural, no mês de março. Também foi reforçada a necessidade da realização de um Seminário para debate do Marco Legal do Programa Cultura Viva na Funarte de São Paulo e realização da TEIA Paulista.


Durante a visita, Tadeu di Pietro, representante da Regional do MINC em SP, confirmou a realização de um mutirão de funcionários do MINC e um grupo voluntário do Movimento dos Pontos de Cultura de São Paulo com o objetivo de solucionar problemas burocráticos de Pontos de Cultura com pendências junto ao MINC no dia 16/05/2011 na regional SP, conforme solicitado pelo Movimento Paulista dos Pontos de Cultura durante encontro com a Sra. Marta Porto.


Na oportunidade da visita também foram entregues à Ministra Ana de Hollanda:

 - a carta da Rede Brasileira de Teatro de Rua lida no Congresso Brasileiro de Teatro realizado em 27 de março na cidade de Osasco e enfatizado a proibição de apresentações artísticas, teatrais e culturais pelo poder público contra os artistas de rua em território nacional ferindo o artigo 5º da Constituição Brasileira.Também foi entregue uma cópia do projeto da 6ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas, a ser realizada em novembro do corrente ano, que terá como homenageado o diretor Krugli do grupo Vento Forte, como símbolo de resistência de ocupação de espaço público, reivindicação do Movimento de Teatro de Rua que luta pelo reconhecimento do poder público de que espaços públicos a céu aberto possam ser ocupados e  tornarem-se sedes públicas dos grupos de teatro de rua. Informamos ainda do adiamento do IX Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua em Arco Verde - Pernambuco, que seria realizado em maio e foi adiado para julho por falta de apoio da Funarte e do Ministério da Cultura.

- o Manifesto da Rede Livre Leste formada por jovens Grupos de Teatro da Zona Leste de São Paulo;
- o documento construído pelo Movimento Nossa Zona leste com a discussão de Metas para Políticas Culturais para região da Zona Leste da cidade de São Paulo.
  A ministra recebeu também o documentário "El Quijote" e documentos da criação da Rede Latinoamericana de Teatro em Comunidade, que integra dezenas de experiências e redes de 10 países latinoamericanos que estão transformando sua realidade social com o teatro e a cultura. Juntamente com este material, lhe foi entregue uma carta do movimento para implantação do Programa Pontos de Cultura em toda América Latina – proposta que vem sendo discutida por diversas redes e organizações culturais latinoamericanas em encontros e que em outubro de 2010, foi potencializada com a realização do Plataforma Puente, na cidade de Medellin, Colômbia.

 De acordo com a própria ministra, a visita faz parte de uma série de viagens que ela está realizando em todo país para conhecer de perto a realidade de trabalhos culturais desenvolvidos que recebem de alguma forma apoio do Ministério da Cultura.  Nesta segunda-feira, além do Centro Cultural Arte em Construção, a ministra realizou visitas a projetos e espaços que têm parceria com o Ministério da Cultura, como a Capela de São Miguel Paulista, um patrimônio histórico reformado recentemente com apoio do MINC."
Marcelo Palmares

Pombas Urbanas

Nenhum comentário: