Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de junho de 2011

Nota da FIST sobre Invasão Policial e Tentativas de Despejo


NOTA DA FRENTE INTERNACIONALISTA DOS SEM TETO (FIST) SOBRE INVASÃO POLICIAL E TENTATIVAS DE DESPEJO
 
No dia 25 de maio de 2011, a Ocupação Alípio de Freitas, localizada na Rua da Relação, 55, no Centro do Rio de Janeiro, foi invadida por policiais militares. A invasão policial foi ilegal, usando extrema violência e cães ferozes. Os policiais invadiram de maneira truculenta os apartamentos dos moradores, além de não haver nenhum tipo de ordem judicial. Esse ato ilegal foi realizado com o pretexto de busca por drogas, porém nada foi encontrado.
A invasão policial tem como o objetivo assustar, vigiar e mapear a Ocupação, para um despejo violento no futuro. Sabemos que a Prefeitura do Rio de Janeiro quer valorizar o projeto "Corredor Cultural", com o intuito de conservar os prédios antigos do centro do Rio - em vez de manter e proteger mais de 40 (quarenta) famílias pobres e necessitadas de moradia e quer, na verdade, despejá-los para longe (lembramos que é dever do Estado prover uma moradia digna para todos).  
A Prefeitura do Rio de Janeiro age de maneira sórdida a serviço do Grande Capital aliados ao governo estadual e federal, em uma clara especulação imobiliária, valorizando a área do centro para os imóveis de mega-empresários ou mega-corporações (por exemplo, centros culturais para Bancos expropriarem os trabalhadores, incluindo aí boates raves). Age assim também por saber que a ocupação Alípio de Freitas tem uma grande chance de vitória na Justiça, porém quer o despejo para a Copa do Mundo e Olimpíadas.
VITÓRIA DA FIST NA JUSTIÇA
A FIST acaba de ganhar definitivamente na Justiça a posse da ocupação Anita Garibaldi, rua General Caldwell, 200, centro do Rio. E em primeira instância, a Ocupação Caldeirão, localizada na rua Presidente Domiciano, 98, São Domingos, Niterói.
TENTATIVA DE DESPEJO E FESTA NA OCUPAÇÃO VITORIOSA
No próximo dia 11 de junho, às 20hs, a Ocupação Anita Garibaldi estará comemorando a vitória definitiva na Justiça da posse dos moradores e aproveita para denunciar a tentativa da Prefeitura de despejá-los através da restauração das fachadas – o que é caríssimo, o preço é muito maior do que o imóvel, já que o prédio é tombado. A restauração deveria ser feita pela própria Prefeitura e não pelos moradores.

Nenhum comentário: