Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Protocolo 1: encontros mensais da UNESP

Grupo de Extensão – Teatro de Rua
Protocolo – Dia 29 de março de 2011

Apresentação dos integrantes e do cronograma
Começamos a noite com uma apresentação de todos os participantes do grupo. Estavam presentes integrantes de diversos coletivos, entre eles: TUOV, Nativos Terra Rasgada (Sorocaba), Estável, Como Lá em Casa, Olho da Rua (Santos), NPT Santa Víscera, Cia do Outro Eu, Arruacirco, Pombas  Urbanas, Teatro dos Ventos, Parlendas, Forte Casa Teatro, Manjericão (Porto Alegre-RS), Núcleo Pavanelli, Quarteto Trio Los Dos (Santos), Buraco d`Oráculo, ALMA Ambiental, Populacho (Guarulhos) e alunos da Unesp.
Adailton, do Buraco d`Oráculo, começou apresentando a programação do grupo para o ano de 2011. Alexandre Mate chegou mais tarde, pois estava numa banca de seleção de professores.
Alexandre Mate deixou impresso um cronograma das leituras que serão feitas ao longo do ano. Cada grupo/coletivo ficou com uma cópia do cronograma. Começamos pelo "Pequeno Organon para o teatro", de Bertolt Brecht. O texto "Pequeno Organon" está no livro "Bertolt Brecht – Estudos sobre teatro", da Editora Nova Fronteira. O livro está esgotado, mas a versão digitalizada está disponível na internet.

Pequeno Organon
Fizemos uma leitura coletiva do texto para levantar as palavras e conceitos cujos significados nós não tivéssemos tanta certeza.
Lemos coletivamente até o capítulo 40, e destacamos várias palavras. Ao final do encontro dividimos grupos de palavras por coletivos, para que os coletivos pesquisassem o significado e enviassem por e-mail para o grupo. A seguir, apresentamos as palavras já divididas pelos grupos:
Palavras (capítulo em parênteses)
Grupo responsável pela pesquisa
Organon
Prólogo
Estética
Estupefaciente
Burguês
Pavanelli
Brava
Sensaborão
Estetas
Thaeter
Apodar
Divertir
Estável
Ablução
Demos
Palaciano
Elisabetano
Olho da Rua
Verossimilhança
Ciência x arte
Pomicultores
Imagens (23)
Realidade (23)
Pombas Urbanas
Nova ciência social
Moral (25)
Espectadores x público
Onírico
Quarteto Trio Los Dos
Linguagem
Contradição
Apóstatas
Frenesi
Arruacirco e Cia do Outro Eu
derrocada
Quimera (34)
Luta de concorrência (34)
Milieu
Nativos Terra Rasgada
Condições históricas
Ficção (40)
Teatro dos Ventos/ Parlendas

Próximo encontro
Para o próximo encontro a orientação é que acabemos de ler o Pequeno Organon.
Além do Pequeno Organon, a indicação é para lermos "A Vida de Galileu", também do Brecht.  Esse texto está disponível em espanhol na internet: http://www.4shared.com/get/gPKj1F36/Bertold_Brecht_-_Galileo_Galil.html

Informes
Evento na Unesp: 4 a 8 de julho – "As formas fora da forma: teatro de feira, circo-teatro de revista e teatro de rua". Manhãs: seminários. Tardes: apresentação de excertos estéticos dessas formas.
Encontros de Dramaturgia - O Centro de Pesquisa de Teatro de Rua Rubens Brito (Núcleo Pavanelli) está realizando oficinas permanentes com objetivo de formação e de aprofundar o estudo das formas dramatúrgicas adaptadas às circunstâncias do Teatro de Rua. Os Encontros de Dramaturgia tiveram início dia 29/01/2011 e acontecerão aos sábados das 10h as 13h na sede do grupo: R. Salvador Bicudo, 30 – Tucuruvi (próximo ao metrô).

Protocolo redigido por Alexandre Falcão 

Nenhum comentário: