Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de abril de 2013

O Teatro Girandolá vai para Espanha, saiba como colaborar!

Começamos em meados de novembro de 2012 um diálogo com os integrantes do Teatro de La Escucha, de Madri, Espanha, dessa conversa surgiu a oportunidade de um intercâmbio presencial, que contou com a vinda das atrizes Geraldine Guerrero e Chusa Pérez para Francisco Morato -SP - Brasil, que muitos de vocês puderam acompanhar de perto.
Foram muitos dias de oficinas, bate-papos, visitas a espaços culturais e uma rica troca estética, e mais que isso, uma troca de ideias a cerca do mundo em que vivemos, no âmbito político e social. Muitas discussões, reflexões e "crises existenciais" permearam esse intercâmbio, e as duas meninas deixaram aqui no Brasil uma chama acesa, um desejo de potencializar o trabalho que já desenvolvemos, aprofundando os estudos sobre os movimentos sociais, os movimentos de não-violência, e sobre a corrente que é o Teatro de La Escucha.
Para tanto, além de fazermos nossas pesquisas sobre os assuntos levantados, faremos debates online mensais com Moisés Mato, fundador do Teatro de La Escucha, também teremos mensalmente aulas de história em nossa sede, com o professor Silvio e... decidimos ir até Madri em julho, para participar do Festival "A Desalambrar" realizado pelo pessoal do Teatro de la Escucha. Nesse festival além de tomar contato com outras iniciativas, faremos também um curso intensivo de iniciação aos métodos de trabalho do Teatro de La Escucha, participaremos de discussões sobre as lutas de não violência e pretendemos levar nosso espetáculo "Ara Pyau – Liturgia Para O Povo Invisível", que mostra a situação dos povos Guarani nos dias de hoje, afim de abrirmos um diálogo com os militantes sociais da Europa, mostrando as condições em que vivem os povos originários do Brasil.
Julgamos que todo esse processo seja importantíssimo para o momento em que o grupo vive e para o momento histórico do nosso país e para viabilizarmos essa empreitada, estamos nos mobilizando para conseguirmos custear nossa viagem. Além de participarmos de edital do governo, específico para viagens para o exterior, que como todos sabem, não é garantia de que seremos contemplados, também pensamos em ações que pudessem contribuir e/ou ser uma alternativa independente para nossa ida. Uma delas é disponibilizar um número de conta bancária para recebermos doações de amigos, parentes e coletivos simpatizantes com a causa; outra é colocar uma lojinha virtual no ar, onde venderíamos produtos culturais,de decoração, além de livros, cds e camisetas do grupo dentre outras coisas.
E é exatamente nesse ponto que gostaríamos de pedir especialmente a colaboração dos nossos amigos artistas, com a doação de obras, produtos, livros, CDs, DVDs ou o que mais você desejarem, para compor nossa lojinha, cuja renda será revertida para a viagem. Todos que quiserem e puderem contribuir de alguma maneira, seja ela qual for, será muito bem vinda.
No dia 19 de maio, por exemplo, realizaremos uma feijoada em prol da viagem e todos estão convidados para almoçarem conosco, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá em Franco da Rocha, a partir das 12h. Nosso delicioso almoço sai por apenas R$15,00. Músicos também são bem vindos para animarem essa tarde. Então, se você quer colaborar tocando ou cantando, sozinho ou com banda; nos avise, pois fecharemos uma programação bem legal e variada para deixar a tarde desse sábado super agradável. Estamos abertos para sugestões e outras ideias de como conseguir realizar esta façanha.
Ficaremos imensamente gratos com a ajuda de vocês e, se tudo der certo, vai provar que temos, sim, força para transformar realidades (mesmo sem muitos recursos) e que juntos podemos fazer diferença.

Um forte abraço,
Teatro Girandolá

*Caso o dinheiro arrecadado seja insuficiente para a ida de todos, mandaremos dois representantes que replicarão os conteúdos em nosso coletivo. Se o projeto for aprovado pelo MINC, utilizaremos o valor arrecadado para a construção do nosso novo espetáculo e manutenção das demais atividades do coletivo (Girandolá Recebe..., Oficina Rodopiar, Informativo Ôxe! e Sarau Conpoema).

Para saber mais sobre essa empreitada, acesse:
www.teatrogirandola.com.br

Nenhum comentário: