Pesquisar este blog

domingo, 12 de julho de 2009

Manifesto do Movimento Escambo Livre

Todo Dia é Dia de Teatro

HOJE TEM ESPETÁCULO? Tem sim senhor!
Tem o Movimento Popular Escambo Livre de Rua, vivo, presente, pulsante, escambando nas periferias metropolitanas; na chapada do Apodi; nos sítios e assentamentos - do litoral ao sertão nordestino - subindo e descendo terras secas, serras verdejantes, levando como bagagem: poesia, teatro, ação, bandeira de luta, estandarte nas mãos! Arte diária transformada em pão, que mata a fome, provoca sede de saberes e trocas constantes de vida por arte e arte por vida nas marcantes rodas de cenas.
Somos o Movimento Escambo e com a força da arte popular pedimos e exigimos respeito e reconhecimento aos artistas e trabalhadores culturais, prestadores de serviço a serviço da vida, da paz, da cidadania, do amor. Sim! Somos brincantes!
A cortejar pelas ruas, becos e praças um teatro que não perde a graça nem a vontade de ir avante.
Somos roda viva, da arte que peleja em mostrar com beleza um teatro que cativa, instiga, motiva! Somos a pedra no sapato do palhaço; Somos a poesia do poeta-ator; Somos a escrita do poeta que não editou; Somos a música que a mídia não tocou; Somos a arte que a tv não anuncia, não anunciará e nunca anunciou.. Somos frutos da rua e do mundo. Somos o grito, eco do coração. Somos o povo cantado em cortejos Somos brincadeiras, luta em canção. Somos velhos sentados em canteiros, contando estórias de terreiros para crianças deitadas no chão. Somos o saber esculpido na memória dos MESTRES populares com suas oratórias que semeiam nossa imaginação. Somos - pelo perigo que corremos - teatro. Somos - pelo perigo que trazemos - teatro. Somos - pela alegria em que vivemos - teatro. Somos - Pela tristeza, pela dor que sentimos do outro, no outro, pelo outro - teatro. Somos - pelo abrigo do novo e do antigo - teatro. Somos por todos os atos - Somos teatro.

Manifesto elaborado pelos grupos CERVANTES do Brasil, Ciranduís e Ginga Faceira de Janduís-RN; Ar-te-ria e Abelhar de Felipe Guerra-RN; Sertão Vivo de Carnaúba dos Dantas-RN; ArteRiso de Umarizal-RN; Soltando a Voz, Semearte e Escuta de Fortaleza-CE, com fragmentos do poema “ A Título de Paixão” do poeta do Escambo Ray Lima

Nenhum comentário: