Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de julho de 2009

O teatro que ocupa ruas e praças

O teatro de rua é uma arte de resistência, existe há séculos, milênios. Portanto, refinada e muito sofisticada. Ocorre que, mesmo sendo muito antigo, praticamente inexiste material a cerca desta modalidade teatral. Felizmente, nas últimas décadas, muitos grupos e pensadores têm refletido e registrado os trabalhos que tem como palco as ruas e os demais espaços públicos abertos.

Em São Paulo, a agitação começou em 2001, passando por ações artísticas e desembocando em 2003 no Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (MTR/SP), uma organização política e reflexiva sobre este fazer teatral. O MTR/SP, através de seus membros, entrou em contato com outros movimentos situados em outros estados como Pernambuco, Bahia e Ceará. Juntos, despertaram o surgimento de redes e movimentos no Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Toda essa movimentação fez nascer a Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR) que já realizou cinco encontros presenciais com articuladores de dezoito estados. O último Encontro ocorreu em abril de 2009 na cidade de Paty do Alferes na Aldeia de Arcozelo, no estado do Rio de Janeiro. A RBTR (presente em 21 estados), os movimentos estaduais e os grupos têm buscado refletir sobre o teatro de rua, procurando criar documentos históricos para que as novas gerações de fazedores não passem ao largo da história como se não existissem. Outra bandeira diz respeito a dignificação de seus trabalhos, para tanto, existe uma militância constante por políticas públicas de cultura com investimento direto do Estado.

Encontros e Mostras têm sido os espaços criados e utilizados para as trocas estéticas entre os fazedores, ao mesmo tempo em que se fortalecem politicamente. Daí a importância dessa Mostra realizada pela Trupe Olho da Rua, que, com seu trabalho e militância, tem oxigenado o teatro santista.

Por Adailtom Alves – Historiador e ator do Buraco d`Oráculo Publicado originalmente no folder da Mostra Trupe Olho da Rua

Nenhum comentário: