A Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), em função das propostas colocadas pela FUNARTE para o Edital “Artes na Rua” e visando principalmente a possibilidade de que este primeiro edital contemple as artes cênicas de rua e gere um espaço propício para a construção futura de uma política pública na área, apresenta as seguintes questões a serem consideradas na elaboração do mesmo:
Tendo em vista a grande dificuldade de existência e permanência dos artistas que pesquisam o espaço aberto, bem como sua relação com o seu público, em geral pessoas destituídas dos bens culturais, em face às distorções históricas e sociais que envolvem as práticas artísticas de rua, propomos que sejam contemplados trabalhos de pesquisa continuada. Entendendo aqui como “pesquisa continuada” ações geradas da própria relação com a rua, cuja experiência não se configura em caráter eventual da ocupação desse espaço, mas na possibilidade concreta de vínculo entre o teatro, a cidade e os cidadãos. Nesse sentido, solicitamos que este edital - ainda que os recursos sejam precários frente à demanda da produção das artes cênicas de rua no país – aponte para o aprofundamento do trabalho de grupos e/ou artistas que escolheram a rua como lócus privilegiado para suas criações, pois faz-se necessário qualificar a uso do espaço público aberto, bem como a sua apropriação pela arte. Nunca é pouco reforçar que o teatro produzido para o espaço da rua, constitui neste país de profundas desigualdades sociais, muitas vezes, o ÚNICO contato entre os espectadores e este tipo de bem simbólico. Por tudo isso, propomos que as ações artísticas que acentuem o caráter de “continuidade” sejam a tônica que norteie os princípios deste edital. Por fim, e mais detalhadamente, apontamos alguns aspectos para orientar na feitura:
1. Registro e memória das artes cênicas de rua para grupos e/ou artistas com mais de 10 anos de existência;
2. Temporada e circulação de repertório de artistas e/ou grupos que já realizaram três ou mais montagens para a rua;
3. Montagem de espetáculo cênico para a rua para grupos e/ou artistas com mais de 2 anos de trabalho continuado na rua;
4. Mostras e Festivais não competitivos que fortaleçam o vinculo dos grupos e/ou artistas de rua com seu espaço de atuação;
5. Complementação de verba para projetos relativos á rua já em andamento.
A partir destas propostas, esperamos tornar o diálogo cada vez mais profícuo com esta entidade, na expectativa que este edital venha a ser o primeiro passo na direção de uma política cultural que promova a produção das Artes Cênicas nos espaços da rua.
Rede Brasileira de Teatro de Rua 01 de junho de 2009
Rede Brasileira de Teatro de Rua 01 de junho de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário