Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Documento entregue a Funarte sobre o Edital Artes na Rua

A Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), em função das propostas colocadas pela FUNARTE para o Edital “Artes na Rua” e visando principalmente a possibilidade de que este primeiro edital contemple as artes cênicas de rua e gere um espaço propício para a construção futura de uma política pública na área, apresenta as seguintes questões a serem consideradas na elaboração do mesmo:

Tendo em vista a grande dificuldade de existência e permanência dos artistas que pesquisam o espaço aberto, bem como sua relação com o seu público, em geral pessoas destituídas dos bens culturais, em face às distorções históricas e sociais que envolvem as práticas artísticas de rua, propomos que sejam contemplados trabalhos de pesquisa continuada. Entendendo aqui como “pesquisa continuada” ações geradas da própria relação com a rua, cuja experiência não se configura em caráter eventual da ocupação desse espaço, mas na possibilidade concreta de vínculo entre o teatro, a cidade e os cidadãos. Nesse sentido, solicitamos que este edital - ainda que os recursos sejam precários frente à demanda da produção das artes cênicas de rua no país – aponte para o aprofundamento do trabalho de grupos e/ou artistas que escolheram a rua como lócus privilegiado para suas criações, pois faz-se necessário qualificar a uso do espaço público aberto, bem como a sua apropriação pela arte. Nunca é pouco reforçar que o teatro produzido para o espaço da rua, constitui neste país de profundas desigualdades sociais, muitas vezes, o ÚNICO contato entre os espectadores e este tipo de bem simbólico. Por tudo isso, propomos que as ações artísticas que acentuem o caráter de “continuidade” sejam a tônica que norteie os princípios deste edital. Por fim, e mais detalhadamente, apontamos alguns aspectos para orientar na feitura:

1. Registro e memória das artes cênicas de rua para grupos e/ou artistas com mais de 10 anos de existência;
2. Temporada e circulação de repertório de artistas e/ou grupos que já realizaram três ou mais montagens para a rua;
3. Montagem de espetáculo cênico para a rua para grupos e/ou artistas com mais de 2 anos de trabalho continuado na rua;
4. Mostras e Festivais não competitivos que fortaleçam o vinculo dos grupos e/ou artistas de rua com seu espaço de atuação;
5. Complementação de verba para projetos relativos á rua já em andamento.
A partir destas propostas, esperamos tornar o diálogo cada vez mais profícuo com esta entidade, na expectativa que este edital venha a ser o primeiro passo na direção de uma política cultural que promova a produção das Artes Cênicas nos espaços da rua.

 Rede Brasileira de Teatro de Rua 01 de junho de 2009

Nenhum comentário: