Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

FETAC com nova Diretoria


Federação Acreana de Teatro elege nova diretoria em Congresso
A Federação de Teatro do Acre – FETAC realizou nos dias 27 e 28 de agosto de 2011, o X Congresso Acreano de Teatro, no Teatro de Arena do SESC. O evento contou com a participação dos diversos grupos filiados a Entidade, além de professores e alunos do curso de Artes Cênicas e da Usina de Arte João Donato, que totalizaram 96 pessoas trabalhadoras do teatro no Acre. O Congresso da FETAC tem como objetivo traçar as ações dos Trabalhadores de Teatro para os próximos dois anos, debater e encaminhar propostas para gestão pública de cultura voltada para o teatro e eleger a nova Diretoria Executiva da FETAC para o Biênio 2011/2013.
Por unanimidade, a chapa encabeçada pelo diretor e ativista cultural Lenine Alencar e Dinho Gonçalves, o conhecido Tenorino, foi eleita durante o pleito. Para Alencar a primeira missão da nova gestão será mostrar que a Federação está ativa e pronta para lutar pela valorização da cena cultural acreana. "A FETAC está viva e não vai descansar enquanto os trabalhadores de teatro do Acre não tiverem seu valor verdadeiramente reconhecido pelo Poder Público, mas principalmente enquanto as Organizações representativas do Movimento Cultural não forem respeitadas e tidas como mola propulsora de ações revolucionárias de transformação social e cultural dos Acreanos".
 Os dois dias de Congresso também foram marcados pelo intenso debate sobre propostas de Políticas Públicas Culturais, principalmente para o teatro, que o movimento teatral acreano elaborou, para que a FETAC leve como reivindicação aos Poderes Executivos, Municipal, Estadual e Federal.  Entre elas, a adoção de medidas que garantam Comissões de Seleção de Projetos de Editais Públicos para a Cultura, plenamente formadas pela sociedade Civil. "Estas Comissões devem possuir capacidade em Gestão de Projetos, o que não tem acontecido até o momento, pois não temos conhecimento que os atuais gestores de cultura que participam das Comissões tenham alguma experiência para estes fins. As pessoas que as compõem devem ter currículo que legitimem os julgadores de projetos", segundo Lenine.
Foram ainda aprovadas Moções: Moção de Apoio a nova gestão da Usina de Arte João Donato, que ao contrário da anterior, se mostra aberta ao diálogo com a comunidade artística local; Moção de Agradecimento a Fundação Elias Mansour pelo apoio a realização do X CAT - Congresso Acreano de Teatro; Carta de Repúdio a política Cultural gerida pela Fundação Garibaldi Brasil, que será elaborada e aprovada pelo Conselho Diretor da FETAC e divulgado posteriormente; Moção de Repúdio ao governo do Estado do Acre por não regulamentar a Lei do Sistema Estadual de Cultura até o momento, inviabilizando assim, o lançamento dos editais do Fundo Estadual de Cultura - FUNCULTURA e do Pré-Cult; Moção de Agradecimento aos Professores, Alunos e Coordenadores do Curso de Artes Cênicas da UFAC e de Teatro da Usina de Artes João Donato pela participação e contribuição ao Décimo Congresso Acreano de Teatro.
O próximo passo da FETAC é a realização do VI FESTAC – Festival de Teatro do Acre, que terá a participação de Grupos e Companhias de Teatro do RS, RJ, SP, BA, RO, AM, PR, GO, DF, MT, MG, AC, entre outros Estados que estão sendo convidados. O FESTAC acontece de 14 a 21 de janeiro de 2012 aqui em Rio Branco.
Até lá alguns projetos de formação e circulação de espetáculos estão sendo estudados e elaborados pela atual gestão da FETAC, que no primeiro dia após o Congresso já colocou a mão na massa e garante que com a participação coletiva dos Trabalhadores de Teatro, sejam eles Atores, Diretores, Técnicos, Estudantes, Professores e produtores farão dessa gestão ações de inovação, criatividade e fortalecimento do teatro no Acre.
A DIRETORIA
Lenine Alencar – Presidente
Dinho Gonçalves – Vice Presidente
Marcos Areal – Secretário
Luiz Carlos – 2º Secretário
Marques Alves – Tesoureiro
Geovane Roger – 2º Tesoureiro

Yuri Marcel

Nenhum comentário: