Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de março de 2012

Carta aberta à população de Santo André do MTST


CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE SANTO ANDRÉ

Desde o dia 2/03 a cidade de Santo André tem vivido uma realidade nova com o acampamento Novo Pinheirinho onde se abrigam mais de mil famílias que sobrevivem a anos sem um lar digno para morar.
Santo André é hoje uma cidade com déficit habitacional de mais de 20 mil habitantes, só perdendo pra São Bernardo na região do ABC. Esses trabalhadores não têm onde morar e vivem em condições muito precárias de moradia. Em 4 anos se construiu pouquíssimas casas populares na cidade e no próximo período planeja-se entregar 1.600 casas, o que não resolve nem dez por cento do problema de moradia da cidade. A falta de moradia coloca em risco a vida das pessoas, que a cada dia que passa vem perdendo seus direitos, inclusive o direito de poder morar com dignidade.

O acampamento Novo Pinheirinho representa um grito de desespero e de indignação de milhares de famílias que já não suportam mais trabalhar a vida inteira e não ter ao menos uma casa para seus filhos viverem bem. Representa a resistência do povo explorado que luta por dignidade, que resolveu se organizar e aprendeu que a união dos trabalhadores é a mais poderosa arma contra aqueles que exploram e oprimem. Sofremos ameaça de despejo e lutamos para que a lei de zoneamento presente no Plano Diretor da cidade seja cumprida, pois há mais de 10 anos o terreno está sem cumprir qualquer função social. Essa é uma área onde, por lei, somente moradias populares podem ser construídas (Zona Especial de Interesse Social – ZEIS).

Durante 11 dias o acampamento sobrevive com a solidariedade das comunidades vizinhas, que fazem doações de alimentos, roupas e brinquedos. Está em luta, organizando marcha, em que conquistou uma negociação com a prefeitura de Santo André, dizendo que irá interceder pelas famílias e entrar em contato com o proprietário do terreno para negociação, além disso, a prefeitura se comprometeu a fazer a coleta de lixo do acampamento.

Isso prova que o movimento está no caminho certo, mas a luta continua, pois ainda não está nada ganho, avançou-se alguns passos, porém ainda não venceu a batalha.
Movimento dos Trabalhadores Sem Teto
MTST


Contatos regional ABC
Maria: (11) 81552983

Nenhum comentário: