Pesquisar este blog

domingo, 2 de setembro de 2012

Dez grupos de teatro de bonecos em praça pública

SOBREVENTO LEVA DEZ GRUPOS DE TEATRO DE BONECOS A PRAÇA DA ZONA LESTE DE SÃO PAULO DE GRAÇA
 
Nove das melhores companhias de Teatro de Bonecos do Brasil e um convidado especial da República da Coréia se apresentam, de graça, no PARQUE RAUL SEIXAS (Rua Murmúrios da Tarde, 211, Itaquera), na Zona Leste de São Paulo. As apresentações acontecem todos os domingos, de 12 de agosto a 28 de outubro, às 15h, no Projeto A Praça dos Bonecos, organizado pelo Grupo Sobrevento. A Mostra se encerra com a apresentação da Cia. Art Stage SAN, o nome mais importante do Teatro de Animação contemporâneo da República da Coreia, no dia 28/10, às 19h. Em sua quinta edição, A Praça dos Bonecos busca difundir o Teatro de Animação, congregar os artistas da área e descentralizar a produção artística, levando espetáculos da melhor qualidade à periferia da cidade de São Paulo, com ótimas condições técnicas, que incluem um palco, cadeiras e bom equipamento. O Projeto, copatrocinado pela Korea Foundation, é realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural – 2011. A Petrobras é patrocinadora do GRUPO Sobrevento.
 
PROGRAMAÇÃO:
 
02/09 : 15h - Cia. Mevitevendo - O Diário Mal-Assombrado
 
09/09 : 15h - Valdeck de Garanhuns - Simão e o Boi Pintadinho
 
16/09 : 15h  Cia. Teatro por um Triz - Pinóquio Etc e Tal
 
23/09 : 15h - Pia Fraus - Filhotes da Amazônia
 
30/09 : 15h – Furunfunfum - O Macaco Simão, Outras Histórias e Outras Canções
 
07/10 : 15h - Cia. Ópera na Mala - Baú de Histórias
 
14/10 : 15h - Grupo Sobrevento - Bonecos Aqui!
 
21/10 : 15h - Teatro Ventoforte - Um Rio que vem de Longe
 
28/10 : 19h (Apresentação Especial) - Art Stage SAN (República da Coreia)
Dallae's Story
 
GRUPOS E ESPETÁCULOS
A Praça dos Bonecos reúne, este ano, doze dos espetáculos mais apresentados e elogiados pelo público e pela crítica especializada, de nada menos que nove das mais importantes e renomadas companhias de Teatro de Animação do país (Furunfunfum, Mevitevendo, Ópera na Mala, Teatro por um Triz, Valdeck de Garanhuns, Truks, Ventoforte e Pia Fraus, além do Sobrevento) e uma convidada estrangeira especial: a Art Stage SAN (República da Coreia). Conheça os espetáculos e companhias, um por um:
 
Cia. Truks
O Senhor dos Sonhos
O espetáculo conta a história de Lucas, um velho e bem sucedido escritor, que relembra os tempos de sua infância, como um menino criativo, engraçado, simpático e, principalmente, sonhador! Se não navegava pelos sete mares, certamente estava a pilotar alguma nave espacial em planetas longínquos. E, como sempre, atrasado para ir à escola ou esquecido de suas lições e obrigações. O "Senhor dos Sonhos", ao confrontar as mirabolantes aventuras de Lucas com a necessidade que o menino tem de "ajustar-se" às regras sociais, é um espetáculo que discute, mesclando momentos lúdicos e divertidos com outros de delicada e leve poesia, o conflito em que se vêem as crianças, ao terem que se equilibrar, como que sobre uma corda bamba, entre a fantasia e a realidade. O grupo recebeu os principais prêmios do teatro para crianças do país, combinando uma dramaturgia rica a uma estética refinada de manipulação de figuras e bonecos, encantando as crianças com histórias bonitas, instigantes e repletas de fantasia e poesia.
 
Cia. Mevitevendo
O Diário Mal-Assombrado
Numa noite de lua cheia, dois curiosos encontram uma mala... E dentro dela um diário. Mas este não é um diário qualquer: nele estão escritas memórias de assombrações. Ao lerem suas histórias, eles libertam a Mulher-Caveira, a Velha do Saco, o Homenzinho Terrível, a Grande Malvada e outros personagens de arrepiar! Entre sustos e risadas, esses estranhos visitantes mostrarão que podem não serem tão feios assim... Nem tão malvados. Fundada em 1998, a Cia. Mevitevendo, especializada em máscaras e bonecos, tem circulado por todo o país, do Acre ao Rio Grande do Sul, e também pela Europa.
 
Valdeck de Garanhuns
Simão e o Boi Pintadinho
O Coronel Vicente Pompeu vai realizar uma grande comemoração em sua propriedade para celebrar o noivado da filha Rosinha. Simão, seu ajudante, fica encarregado de organizar todos os preparativos. O Coronel diz a Simão que a festa tem que ser uma grande folia brasileira. O Gringo e o Político, que se dizem amigos do Coronel, querem, porém, modificar tudo, inserindo "coisas mais modernas" e, para garantir que tudo vá sair do jeito que querem, soltam a Cobra-Grande para devorar o Boi Pintadinho, a principal figura da brincadeira organizada por Simão. Valdeck de Garanhuns é um dos principais bonequeiros populares do Brasil e um destacado representante do Mamulengo, o Teatro de Bonecos tradicional de sua terra natal, Pernambuco.
 
Teatro por um Triz
Pinóquio Etc e Tal
A aventura do boneco de madeira que queria ser gente é contada, de forma original, nesta adaptação do Teatro por um Triz. O espetáculo acontece dentro do ambiente de uma marcenaria onde, após receberem uma encomenda inusitada, quatro marceneiros lembram de Pinóquio e, através de materiais existentes na marcenaria – pedaços de madeira e ferramentas – resolvem contar passagens do clássico de Carlo Collodi. Os serrotes viram o monstro marinho que engole Gepeto, o martelo vira personagem do teatro de Papa-Fogo, etc. A montagem de Pinóquio Etc e Tal conta com a presença de quatro atores que, além de narrar a história, assumem personagens e manipulam bonecos, mesclando técnicas tais como uma adaptação do Bunraku (centenário teatro de bonecos japonês), teatro de objetos e máscaras.
 
Pia Fraus
Filhotes da Amazônia
A ideia central do espetáculo é a relação dos pais com seus filhotes, tanto entre os animais como entre os seres humanos, mostrando a proximidade existente nas relações entre pais e filhos de qualquer espécie. Os quadros do espetáculo apresentam histórias que revelam diferentes facetas a partir dessa situação. Bonecos trabalhados a partir de elementos simples e naturais misturam-se a uma manipulação casual, amparada por dança e música, que dá o tom de brinquedo e festa do espetáculo. A Companhia PIA FRAUS – cujo nome vem do latim e significa "uma mentira contada com boas intenções" – busca integrar, em seu trabalho, diversas linguagens: Teatro de Bonecos, Dança, Circo, Teatro de Atores e infláveis gigantes. Nos seus mais de 25 anos de existência, participou de dezenas de festivais no Brasil e no exterior, recebendo diversos prêmios nacionais e internacionais.
 
Furunfunfum
O Macaco Simão, Outras Histórias e Outras Canções
O Macaco Simão é de um espetáculo dramático-musical dividido em duas partes. A primeira é uma apresentação de músicas infantis e histórias musicais. As músicas são apresentadas ao vivo, com o acompanhamento de flauta transversal, flauta doce, pandeiro e violão, com a participação da platéia. A segunda parte é uma adaptação para teatro de bonecos da história O Macaco e a Velha. Os bonecos são construídos combinando-se a técnica de luva e de vara. Na trilha sonora, são utilizadas músicas de João de Barro, o Braguinha, da versão do Teatro Disquinho. Em 1999, O Macaco Simão, Outras Histórias e Outras Canções foi escolhido pelo júri infantil como um dos três melhores espetáculos do Festival Internacional de Títeres de Tolosa (Espanha).
 
Cia. Ópera na Mala
Baú de Histórias
O espetáculo é uma coletânea de algumas histórias contadas no programa de TV Baú de Histórias, criado e interpretado por Sérgio Serrano e Cris Miguel, exibido nas TVs Cultura e Ratimbum, no Brasil. A peça conta a história de um Rei que quer ouvir histórias e oferece um prêmio para aquele que contar a história mais longa. O Contador de Histórias, a Princesa e o Lelo do Castelo, o Senhor Andino e o Professor Nicolau Nicolaievski, entre outros, apresentam suas histórias, trazendo aos espectadores um pouco da cultura de várias partes do mundo. Assim O Rei com orelhas de burro (conto tradicional do Brasil), Baba Yaga (da Rússia), O Tatu quer cantar (da Bolívia), A Gaita Milagrosa (de Portugal), A História mais longa do mundo (do Brasil), Pedro Malasartes, pintor de grande talento (também do Brasil), desfilam diante de sua majestade, o público. Utilizando bonecos de várias técnicas, teatro de sombras, e muita música executada com instrumentos típicos, a dupla de contadores reinventa clássicos e contos de tradição oral de forma dinâmica e bem humorada. A peça recebeu prêmio FEMSA 2008 de melhor trilha sonora.
 
Teatro Ventoforte
Um Rio que vem de Longe
Um pequeno barco ancorado, que nunca tinha navegado, apaixona-se por uma flor que a correnteza levava. Quando o barquinho consegue libertar-se, é levado pelas correntezas, como a flor, e quase naufraga no mar. É salvo por um marinheiro, que lhe ensina a usar a âncora e a saber parar em frente aos que ama. O espetáculo explora a linguagem, os rituais e o imaginário das festas populares a é apresentado desde 1963. O Teatro Ventoforte é considerado pela crítica um marco para o teatro para crianças no Brasil. Na sua trajetória, já apresentou trinta espetáculos, que somam mais de cinquenta dos prêmios de Teatro mais importantes do país.
 
GRUPO SOBREVENTO
O Grupo Sobrevento traz de volta à cidade três dos seus espetáculos mais bem sucedidos e premiados. Com diferentes tipos de bonecos e diferentes formas de animação de bonecos, o Grupo aproveita para testar as diferentes relações que cada espetáculo é capaz de estabelecer com o público nesta situação, pouco comum, de apresentação em um palco montado em praça pública.
 
Bonecos Aqui!
Através de pequenas cenas, o SOBREVENTO mostra como, ao longo de 25 anos de trabalho, vem buscando, no Teatro de Bonecos, apenas aquilo que é Teatro e, na longa tradição do Teatro de Bonecos, apenas aquilo que fala do hoje ao público de hoje. No espetáculo BONECOS AQUI!, o Grupo revela como o Teatro de Bonecos pode ser feito até mesmo sem bonecos, a partir de uma simples folha de jornal, e como pode transformar um exercício de manipulação em um espetáculo teatral. Traz à cena também o tipo de boneco mais conhecido do público brasileiro, o fantoche, representado na tradição nordestina do Mamulengo.
 
Mozart Moments
Bonecos e manipuladores contracenam para contar diferentes passagens da vida do compositor Mozart neste espetáculo destinado a crianças de todas as idades. Mozart Moments mistura humor e poesia, atores vestidos com roupas do século XVIII e pequenos bonecos que parecem, até mesmo, respirar. Tendo estreado no Rio de Janeiro, em 1991, dentro das comemorações dos 200 anos da morte do compositor austríaco, Mozart Moments tem construído, desde então, uma das carreiras mais longas e exitosas jamais mantidas por um espetáculo infantil brasileiro. Vencedor do Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil e do Prêmio Maria Mazzetti, participou de dezenas de festivais, encontros e eventos internacionais em quase cem cidades do Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, Espanha, Angola e México e já ultrapassou as 700 apresentações.
 
O Anjo e a Princesa
O Anjo e a Princesa narra a primeira experiência de um anjo da guarda e trata de sua difícil relação com uma princesa, a quem lhe cabe proteger. Vaidosa, a princesa manda cortar todas as flores de um bosque de pessegueiros para decorar os salões de seu castelo para uma grande festa. Somente depois de um ano de tristeza e arrependimento, na primavera, voltam a nascer as flores. O anjo da guarda que ampara a princesa mostra-se, na peça, somente como um observador e deixa a cargo da própria vida, de seu curso natural, os milagres que deveria fazer. O Anjo e a Princesa recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista de  
 
CONVIDADO ESPECIAL 
Art Stage SAN (República da Coreia)
Dallae´s Story
Companhia mais destacada no Teatro de Bonecos contemporâneo da Coreia, o Grupo Art Stage SAN recebeu, com este espetáculo, alguns dos maiores prêmios mundiais do Teatro de Animação. O Sobrevento esteve com ela na Dinamarca e na Estônia e há mais de um ano luta por trazer ao Brasil o seu espetáculo, pelo qual se encantou. A peça, sem palavras, mistura Teatro de Bonecos e Dança e conta a história de uma família durante a Guerra da Coreia, em 1950, sob o olhar de uma criança – Dallae. A peça, muito tocante e poética, não fala propriamente da Guerra, mas dos esforços de uma família para superar as dificuldades naquele tempo difícil e nos deixa compreender um pouco do que é a Coreia, em um lindo espetáculo feito de muita sensibilidade e delicadeza, por grandes artistas, que nos lembram da esperança e da capacidade de superação mesmo quando a violência e a brutalidade estão à porta. Tendo viajado por diferentes países da Europa e da Ásia, esta apresentação marca a estreia nas Américas desta prestigiada companhia coreana.
Direção artística: Park, Kei-Bai; Dramaturgia/Direção: Jo, Hyunsan; Produção: Oh, Joung Suk;
Música: Jung, Jae-Whan; Art Design: Ru, Jiyun; Iluminação: Jang, Eingseop; Coordenação Internacional: Kim, Yong Hee; Elenco: Jo, Hyunsan / Ru, Jiyun / Kim, Yanghee / Choi, Seok Won.
 
O que está por vir ainda este ano
Além da estréia e temporada de um espetáculo inédito, o SOBREVENTO ainda realiza, este ano, um Laboratório Internacional de Teatro para Bebês em São Paulo e a terceira edição da Semana Internacional de Teatro de Animação do Sobrevento. E ainda recebe o artista catalão Xavi Bobès, da Cia. Playground Visual, especializado em Teatro de Objetos, no mês de novembro, para um intercâmbio artístico.
 
A PRAÇA DOS BONECOS
Um espetáculo diferente a cada semana de 12 de agosto a 21 de outubro de 2011, às 15h
Encerramento - 28 de outubro de 2012, às 19h.
GRÁTIS
 
Parque Raul Seixas (Rua Murmúrios da Tarde, 211, Itaquera)
 São Paulo - SP
 
Informações: (11) 3399-3589
 
O SOBREVENTO, núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro, é patrocinado pela PETROBRAS
Visite nossa página em http://www.sobrevento.com.br e nosso blog em http://espacosobrevento.blogspot.com


Nenhum comentário: