Pesquisar este blog

domingo, 29 de setembro de 2013

Primeira Geração do Tá Na Rua em 1982, João Pessoa Paraíba

Clicque no link http://www.youtube.com/watch?v=Zdi1VMJD_Qs

 

Resgatando memórias com este vídeo:
Esse trabalho foi feito lá em João Pessoa a convite de Antonio Cadengue. era alguma coisa relacionada com a Universidade de lá, tanto que o espaço inicial, fechado, é uma sala da universidade. Deve ter isso no currículo do Tá na Rua; foi uma viagem dupla: João pessoa e em seguida, Recife, a convite da Prefeitura.
O espaço aberto é a feira de João Pessoa; uma feira enorme, muito movimentada. Aí aconteceu uma coisa muito incrível: começamos o trabalho em determinado ponto da feira, mas com o aumento da roda, começamos a prejudicar o transito das pessoas entre as barracas e aí surgiu um policial dizendo que teríamos de parar com o trabalho. Enquanto conversávamos com ele, o público não arredou pé. Depois de alguma conversa, ele disse que podíamos continuar, mas em outro espaço, onde não prejudicasse a feira. Mas fechar a trouxa, sair dali e ir para outro lugar seria fatal. acabaria com o espetáculo. Alguém sugeriu que se fossemos todos, atores e públicos, juntos, sem quebrar a roda, daria para continuar. Por mais louca que fosse a ideia, o público topou fazer isso conosco. No vídeo aparece um pouco esse momento: quando começamos a jogar todo o material de volta para a trouxa, para que ele pudesse ser carregado. E caminhamos por um bom pedaço pela feira: a roda do público, nós no meio, nos espremendo entre as passagens possíveis e quando chegamos no local em que podíamos trabalhar a roda se reorganizou e o trabalho continuou. Uma coisa muito, muito, especial e maravilhosa. Uma das muitas coisas lindas que acontece nesses caminhos das ruas.

ana carneiro
____________________________________________________

Licko

Muito bom esse resgate.
Apenas uma pequena correção: o ano é 1981, se não me engano, no mês de junho (Thiago, que está em meu colo na roda, tinha apenas 4 meses).

ana carneiro
____________________________________________________

Amir,
A passagem pela Tomada de João Pessoa rendeu estas imagens maravilhosas da primeira geração do Tá Na Rua. Gravado em Super 8, em 1982, pela UFPB.
Imperdível, uma aula de Teatro de Rua.

Licko Turle
-->

Nenhum comentário: