Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Nossa Pátria é o Teatro

5º ENCONTRO COMUNITÁRIO DE TEATRO JOVEM DA CIDADE DE SÃO PAULO – NOSSA PÁTRIA É O TEATRO!


APRESENTAÇÃO

O que é nossa Pátria, nossa Comunidade? Qual é nosso lugar no mundo?
Este lugar tão nosso limita-se por linhas ou línguas? Foi desenhado quando e por quem? Por decreto, vitória de algum presidente, general, rei ou cardeal? Ou pela natureza geográfica de rios, montanhas e cachoeiras? O que nos une? O que nos divide? O lugar onde somos é nossa Pátria, nossa Pátria é o Teatro!

Somos brasileiros, peruanos, colombianos, cubanos, argentinos, chilenos, bolivianos, guatemaltecos, costarriquenos, salvadorenhos, uruguaios, mexicanos. Somos latinoamericanos! Além de paulistas somos mineiros, cariocas, acrianos, amazonenses, paraibanos, piauienses, baianos, pernambucanos, barrigas verde, gaúchos, goianos, mato-grossenses...

Somos artistas, jovens, gente apaixonada e sonhadora, que corpo a corpo, mano a mano, dia a dia trabalha seu fazer teatral em comunidade! Criando Encontro, criando Comunidade, criando Pátria!

E no 5º Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo, a Rede Latinoamericana de Teatro em Comunidade se reencontra após quatro anos de sua criação fraterna e coletiva realizada na primavera de 2009! Artistas de diversos países, Quixotes, Sanchos Panças e Dulcinéias de grandes aventuras em suas comunidades se reencontrarão no bairro Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo! Nesta jornada de quatro primaveras, a Rede Latinoamericana de Teatro em Comunidade tem sobrevoado por inúmeras paisagens, de sul a norte, de leste a oeste neste corpo-continente latinoamericano! Um mapa amarelado de piratas e tesouros roubados, conquistas, guerras e massacres se liqui-desfaz em nossas mãos, descolonizando nosso corpo continente. Vemos então um sol inca enamorado, amante da lua Jaci, iluminando Pachamama, nos revelando um horizonte colorido e as linhas de um futuro e um passado por inventar e construir!

Somos todos compatriotas, compadres e comadres, hermanas y hermanos de nossa Pátria Teatro. Pátria fraterna, de esperança e ação. De ação em rede, que nos embala, nos nina, nos faz criança, velhos curandeiros, nos faz sonhar com a Pátria Grande, nação humana, criativa, alimentada, acolhida.
O Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo, realizado pelo Instituto Pombas Urbanas, chega à sua 5ª edição! Viva o Encontro! Viva nossa alegre rebeldia!


"Que vontade de adormecer-me
Entre teus doces montes, pátria minha
Atento à fome em tuas entranhas
E ao batuque em teu coração."
                                        Vinicius de Moraes

"Patria es humanidad, es aquella porción de la humanidad que vemos más cerca, y en que nos tocó nacer"  Jose Martí


SOBRE A PROGRAMAÇÃO


Cortejo - O grupo musical Ilu Obá de Min de São Paulo - SP formado por mulheres percussionistas que pesquisam a cultura negra brasileira puxará o cortejo de abertura do Encontro, percorrendo ruas do bairro Cidade Tiradentes. Além dos grupos do 5º Encontro, participarão a Escola de Samba Príncipe Negro, Escola de Dança Nery Company, Sucatas Ambulantes, Coletivo Alma Ambiental, entre outros. Venha celebrar o teatro em comunidade! 

Espetáculos Teatrais - Serão apresentados espetáculos de grupos do Brasil, Peru, Colômbia e México que desenvolvem seu fazer teatral em constante vínculo com suas comunidades, num transformador processo de democratização cultural. Espetáculos criados num processo de "com", "na" e "para" a comunidade!

Oficinas Teatrais - Voltadas para atores, jovens, grupos e pesquisadores teatrais, as oficinas serão ministradas por artistas da Rede Latinoamericana de Teatro em Comunidade no Centro Cultural Arte em Construção, cada uma com dois dias de duração. O grupo Teatro Esquina Latina (Colômbia) ministrará "Dramaturgia", o Grupo de Teatro Catalinas Sur (Argentina) de "Direção", o grupo Caja Lúdica (Guatemala) ministrará de "Trabalho Corporal" e o Teatro Trono Compa (Bolívia) sobre Linguagem!

Reuniões da Rede Latinoamericana de Teatro em Comunidade
Estarão presentes cerca de 23 representantes da Rede para avaliação das atividades realizadas em cada região desde sua criação em 2009 como encontros, intercâmbios e ações de formação, além da articulação para projetos futuros.

Encontros de Intercâmbio
Artistas dos grupos participantes e de cada país da rede, articuladores de projetos teatrais em seus países, estarão presentes para realizarem um rico espaço de intercâmbio artístico com atores de São Paulo. Os encontros são abertos a todos interessados.

Fórum "Nossa Pátria é o Teatro – Transformando com nosso corpo-continente"
A partir das reflexões construídas nas reuniões da Rede Latinoamericada de Teatro em Comunidade , o Fórum será um espaço de debate e reflexão sobre os processos culturais desde cada comunidade até este corpo-continente latinoamericano, com os eixos Memória,Território e Identidade, direitos culturais e humanos.

Shows – Samba de Roda Nega Duda, Edvaldo Santana, Jordana, Tita Reis e Nhocuné Soul fazem o som para celebrar o Encontro, integrando com ritmos e canções de nossa cultura urbana, periférica, popular latinoamericana!

Café de La Memória – Uma tarde para compartilhar histórias da comunidade, resgatando e valorizando sua memória, regada a um gostoso café e guloseimas. Este evento que normalmente se realiza no Centro Cultural para uma pesquisa de dramaturgia do grupo Pombas Urbanas será feito durante o Encontro numa proposta ampliada com histórias das comunidades da Rede Latinoamericana de Teatro em Comunidade. E contar história pode ser com poesia, música, vídeos, intervenções teatrais e muito mais!

CFC Cidade Tiradentes
Avenida Inácio Monteiro, 6.900 - Cidade Tiradentes - São Paulo / SP
tel: 2555-2840
CEU Água Azul
Avenida dos Metalúrgicos, 1.262 - Cidade Tiradentes - São Paulo / SP
tel: 2016-4476
Praça 65
Avenida dos Metalúrgicos, altura 2.200
Jardim Maravilha
Avenida Naylor de Oliveira, 10 - Cidade Tiradentes - São Paulo / SP
próximo ao terminal novo

SOBRE O POMBAS URBANAS

Desde 2008, o Pombas Urbanas e o Núcleo Teatral Filhos da Dita (primeira turma de teatro jovem da Cidade Tiradentes formada pelo Pombas) fazem do bairro Cidade Tiradentes palco para a realização do Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo, e que hoje conta com mais dois coletivos formados: a turma Circo Teatro Palombar e o grupo de teatro Aos Quatro Ventos.
A história do Pombas Urbanas tem início em 1989 no projeto "Semear Asas", concebido pelo diretor peruano Lino Rojas (1942-2005) com o objetivo de formar jovens de São Miguel Paulista, zona leste, com base no conceito do "Ator Orgânico" - aquele que não dissocia sua arte da vida; sendo capaz de produzir, comunicar e administrar.
Desde então, com a orientação artística de Rojas, o grupo desenvolveu pesquisa sobre a formação do ator, linguagem e dramaturgia, o que resultou na montagem de 11 espetáculos; todos com textos de Lino e criados a partir da pesquisa coletiva. A linguagem adotada pelo grupo sempre se voltou para populações com pouco ou nenhum acesso à arte e, com o tempo, sua prática trouxe ações cada vez mais estruturadas, que possibilitassem o acesso ao fazer teatral e espetáculos, como diversas apresentações em bairros periféricos, cursos de iniciação ao teatro para jovens e a elaboração de projetos de teatro para o desenvolvimento humano.
Em 2003, o grupo ganhou o 3º edital do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo com o projeto "Da Comunidade ao Teatro, do Teatro à Comunidade", que durante dois anos previa a multiplicação da experiência do grupo para jovens da zona leste.
Em janeiro de 2004, o grupo conseguiu a cessão em regime de comodato por 20 anos de um galpão no bairro Cidade Tiradentes, um dos bairros mais populosos da cidade - mais de 300 mil habitantes - em sua maioria afrodescendentes, distante 40 km do centro. O galpão estava abandonado há quase 10 anos e a primeira intervenção teatral foi feita em meio aos escombros para uma plateia de 50 crianças e familiares, o início da transformação de um local que era marcante em suas memórias como um espaço de violência e abandono.
Em 2012, cerca de 22 mil pessoas passaram pelo Centro Cultural Arte em Construção, formando uma rede de moradores (jovens, crianças e seus familiares), que se envolvem diretamente no processo artístico e comunitário que fazem parte. É desta forma que os integrantes do Pombas Urbanas compreendem e exercem sua condição de artistas: situando sua pesquisa e produção teatral junto à sociedade, com o desenvolvimento de propostas práticas e concretas de acesso à arte, desenvolvimento de conhecimentos e ferramentas para que populações historicamente marginalizadas possam produzir e refletir sobre sua realidade por meio da arte.

PROGRAMAÇÃO
*As apresentações que acontecem fora do Centro Cultural Arte em Construção estão especificadas abaixo.

Sábado – 07/9
10h - Acolhimento e Oficina de Integração
14h - Abertura – Concentração para o cortejo
15h - Cortejo com o grupo afro Ilú Obá de Min, São Paulo
16h - "Mingau de Concreto", do Grupo Pombas Urbanas (Praça do 65)
19h30- Lançamento do livro "Teoría, Técnica y Práctica Del Suceso en la Vida y en el Teatro", do director cubano Rolando Hernandez
20h - Apresentação do "Samba de Roda Nega Duda" e do grupo de percussão "As Três Marias, o Sol e a Lua", São Paulo

Domingo – 08/9
11h - "Sketch", do Grupo Pantolocos de Casa Arte, Colômbia (Praça do 65)
15h - Fórum: "Teatro Jovem – Transformando Nosso Corpo Continente"
20h - "Entre el Cielo y la Tierra", do Teatro de Los Volcanes, México

Segunda – 09/9
10 h - Reunião da Rede Latino Americana de Teatro em Comunidade – Avaliação
10h - Intercâmbio com os jovens – Articulação Comunitária (CEU Água Azul)
15 h - Oficina de Dramaturgia, com o Grupo de Teatro Esquina Latina, Colômbia
15h - Oficina de Trabalho Corporal, com o grupo Caja Lúdica – Guatemala
20h - "Nós da Lona - Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto", do Grupo de Circo Teatro Palombar, São Paulo

Terça – 10/9
10 h - Reunião da Rede Latino Americana de Teatro em Comunidade - Próximos Passos
10h - Intercâmbio com os jovens – Comunicação (CEU Água Azul)
15 h - Oficina de Dramaturgia, com o Grupo de Teatro Esquina Latina, Colômbia
15h - Oficina de Trabalho Corporal, com o grupo Caja Lúdica – Guatemala
20h - "Tudo Está Organizado Para que Nada Aconteça", da Cia Humbalada, São Paulo

Quarta – 11/9
8h às 15h - Passeio turístico por São Paulo
20h - "Dois Perdidos", da Cia do Esculacho (Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes)

Quinta – 12/9
10 h - Reunião da Rede Latino Americana de Teatro em Comunidade
10h - Intercâmbio com os Jovens – Fazer Teatral (CEU Água Azul, nº1262);
15h - Oficina de Direção, com o grupo Catalina Sur, Argentina
15h - Oficina de Workshop - Linguagem, com o grupo Teatro Trono Compa, Bolívia
20h - "Schoolombia", do Grupo Pantolocos de Casa Arte, Colômbia

Sexta – 13/9
10 h - Reunião da Rede Latino Americana de Teatro em Comunidade
10h - Oficina Teatro e Incidência, com Fredy Bedoya, integrante da Corporación Cultural Nuestra Gente (CEU Água Azul)
15h - Oficina de Direção, com o grupo Catalinas Sur, Argentina
15h - Oficina de Linguagem, com Teatro Trono de Compa, Bolívia
20h - "Cuentos Eróticos Africanos", do Grupo de Teatro Esquina Latina, Colômbia

Sábado – 14/9
10h - Fórum: "Teatro Jovem – Transformando Nosso Corpo Continente"
14h - Café de la Memória – Encontro artístico que reunirá cenas teatrais, músicas, poesias e outras diversas formas de intervir, com o objetivo de compartilhar experiências dos trabalhos desenvolvidos nos diversos países da América Latina com todos os presentes no encontro.
19h - "Águas Profundas", do grupo Vichama Teatro, Peru
21h - Show de Edvaldo Santana e Jordana, São Paulo

Domingo – 15/9
11h - "O Morro do Pássaro Falante", da Casa do Beco, Minas Gerais (Praça 65);
15h - Show Tita Reis, São Paulo
17h – Show Nhocuné Soul, São Paulo

*Locais das apresentações:
- Praça do 65 – próxima ao Centro Cultural Arte em Construção
- CEU Água Azul – Avenida dos Metalúrgicos, 1262 – Cidade Tiradentes, SP. Tel. (11) 2016-4476 / 3396-3520
- Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Av. Inácio Monteiro, 6900 - Cidade Tiradentes, SP. Tel. (11) 2555-2840
- Centro Cultura Arte em Construção (CCAC) - Avenida dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes, SP. Tel. (11) 2285-5699 / 2285-7758

Nenhum comentário: