Pesquisar este blog

sábado, 28 de setembro de 2013

Ocupação Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto

Olá amigos!

Aqui quem fala é Aline Alencar da Cia Forrobodó de Teatro , queria informar que a classe artística de São José do Rio preto, ocupou nessa ultima segunda feira a Secretaria de Cultura da cidade, devido ao descaso,  desvio de verba e falta de políticas públicas.

A gota d´água se deu pelo desvio de R$ 760.000,00 da pasta da cultura para saúde. Onde por sua vez cancelaria todos os eventos agendados e programados até o fim do ano, como: Mostra de Teatro de Rua da Cidade, Festival de Música Clássica e Música Popular, dentre outras festividades.

( Isso porque já perdemos uma série de eventos culturais, só mantivemos o FIT e mesmo hoje sucateado, porque o SESC ainda não largou mão, mas perdemos a Petrobras por falta de prestação de contas da S. Cultura). 

O caráter maior dessa ocupação é  pela falta de sensibilidade da prefeitura no que diz respeito a projetos e ações para cultura da cidade, que vive no mais completo abandono e com pessoas despreparadas para assumirem cargos na secretaria.

Nossa pauta de desocupação é:

- Integração no Sistema Nacional de Cultura
- Realização dos eventos programados até o fim do ano
- Reformulação do prêmio estímulo Nelson Seixas

Conforme conversa com o Secretario Alexandre Costa no dia de ontem, ele deixou claro que irá realizar os eventos até o fim do ano. O engraçado é que não nos informou de onde virá esta verba . Será que devemos confiar em receber os pagamentos?

A lei Nelson Seixas que é a maior piada da cultura municipal, não estabeleceu uma data para a reformulação com a classe artística da cidade e por isso não arredamos o pé. Pra vocês terem uma ideia o valor que eles pagam (o mais alto) é de R$ 12.000,00 para montagem de espetáculo. Depois você se vira para circular na cidade.

E o mais grave que é Sistema Nacional de Cultura o nosso estimado coronel Prefeito não quer assinar. E desta forma chamamos o MINC para vir semana que vem ( 2 ou 3 feira) para esclarecer em assembleia geral o que seja o Sistema Nacional de Cultura, já que o nosso prefeito diz não conhecer o Sistema.

Sendo assim só desocupamos a secretaria depois da ASSINATURA do termo do SNC. Senão outras medidas mais drásticas o movimento terá que assumir.

Conversando com outros grupos  pretendemos que o fórum do interior em Rio Preto seja no ultimo fim de semana de outubro.

Estamos vivendo um momento histórico nessa cidade e demos um primeiro passo na mobilização artística, em lutar pelo o que é de direito. São muitas pautas sendo discutidas e contamos com o apoio de vocês nessa luta.

Todos nós sofremos uma herança interiorana coronelista que nem mesmo a cultura caipira é valorizada e estimada, onde está por um fio em se perder, sendo ela a mais resistente de todas, 300 anos de história.

Não é o sertanejo de plástico que nos representa.

Contamos com o apoio de todos vocês!!!! Assim como poderão contar com nosso apoio também.


Saudações!!!



Aline Alencar

Nenhum comentário: