Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Virada Cultural da Baixada Fluminense


"Quem te viu quem te vê"!
(Virada Cultural da Baixada Fluminense)
Nos falares da Baixada Fluminense ecoam sotaques de quase todas as regiões brasileiras. Na contra mão da imposta síndrome de "Belas-adormecidas", as cidades despertam inquietudes e encorajamento estético à diferentes segmentos que afinam estas polifonias em potentes diapasões de respiro e pulsão criativa diante das constantes tentativas de asfixia e invisibilidade cultural e territorial.
São quase quatro milhões de vozes contra o silencio de politicas públicas eficazes para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais.
Tradicionalmente a atividade cultural e artística na região tem se caracterizado por ações autônomas, sem quase nenhum apoio técnico e financeiro. Nem por isso essas atividades quase sempre protagonizadas e promovidas pela Juventude deixam ou deixaram de existir. Atualmente diversas ações desde festivais de teatro, música e dança, eventos afirmativos com viés cultural, cultura hip-hop, rock, reggae, samba e uma infinidade de mestres e culturas tradicionais em seu território estão em plena ebulição.
Quem te viu Quem te vê?" tem como seu alicerce as lentes dos documentários "Quem se importa" de Mara Mourão (que se tornou um movimento de inspiração para ações transformadoras) ou pelo "Nunca fui, mas me disseram" de alunos do Curso de Produção Cultural da IFRJ do Campus de Nilópolis (sobre a visão que não moradores da região tem sobre a região)
 "Quem te viu Quem te vê?" – é uma atitude de prontidão artística e cultural. Serão 12 horas de encontro, convivência e criatividade com apresentações artísticas, exposições feiras e "intervenções reflexivas- Bate-papos Culturais". Tudo isto articulado através de diferentes redes que animam e energizam os fios da alta tensão que acendem toda produção cultural da região.
Este ato esta articula manifesto cultural para o começo de uma virada na região:
v  A consolidação de um Fórum Permanente de Entidades e Agentes Culturais da região.
v  Criação de Fundo Estadual especifico para Desenvolvimento Cultural Regional.
v  Criação de centros de Formação profissional nas áreas das Artes e Cultura.
v  Efetivação do Programa Estadual Cultura Viva viabilizando novos editais para Pontos de Cultura na região.
v  Criação de amplo programa  publico/privado articulando juventude , cultura e participação social.
Quem te viu quem te vê"! (Virada Cultural da Baixada Fluminense) É um movimento de revitalização cultural da região articulado pelo Programa Brasil/próximo, diferentes redes culturais da juventude e sociedade civil da região base do futuro Fórum Permanente de Entidades e Agentes Culturais da Baixada Fluminense e Fórum de Secretários de Cultura da Baixada Fluminense
Local : PRAÇA SANTOS DUMONT -NOVA IGUAÇU
Data: 07/12/2013- Hora DE 18 AS 6H 

Nenhum comentário: