Cecília Lauritzen J. Campos[1]
Em um fim de tarde, finalizando o VIII
Festival Amazônia Encena na Rua, a Cia. Strondum (MG) compartilhou com o
público das quadras que envolviam a praça das três caixas d’água seu espetáculo
Intro-missão. A companhia atua desde
2003 em Uberlândia, pesquisando a linguagem da dança em suas relações com
outras áreas como filosofia e artes visuais, traço da multiplicidade que
compõe, igualmente, seus sete integrantes.
O espetáculo se realizou de modo itinerante,
realizando um percurso pelos arredores da praça que havia sido o local de
início e divulgação. Utilizando-se de bombas, fogos de artifício, ternos,
máscaras, um carro de supermercado e muita agilidade, os performers dançavam pelas ruas e calçadas, interrompendo e
intrometendo-se no fluxo de carros e pedestres, mesmo que tranquilo, daquele
domingo à tarde.
As cenas ou quadros aconteciam formados por
duplas e trios espalhados ocupando diversos planos de visão, permitindo inclusive
que o público se observasse observando. Ao cruzar uma praça maior – constituída de uma atrativa feira que vendia
comidas e artesanatos típicos – o espetáculo viu-se disperso pela dispersão dos
próprios espectadores. Uma interrupção para o tacacá, que bem salgado fez
retomar o olhar, agora adormecido pelo jambú para a próxima quadra que vinha.
Praticamente na
suposta reta final do percurso, uma carreata religiosa atravessa o espetáculo
com suas buzinas e som alto, compondo o cenário transgressor que ocupava a rua
vagarosa de domingo. O espetáculo induz uma volta ao ponto inicial, a dispersão
dessa vez é maior, todos acreditaram que era o fim. Minutos depois, já
distraídos pelas próximas atrações que se anunciavam, ouve-se/vê-se vestígios
de fogos numa rua próxima. A impossibilidade do todo se concretiza e fica a
dúvida: quando termina?
[1] Cursou em 2013 o Mestrado em Artes Cênicas pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente está no Doutorado em
Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Participa do Coletivo Mapas
e Hipertextos, investigando as áreas da dança, do teatro e da performance em
suas possíveis relações.
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