Pesquisar este blog

domingo, 16 de agosto de 2015

Quem está na chuva é pra se molhar

Júnior Lopes[1]
Foi debaixo de uma tímida chuva que no dia 24 de junho de 2015 na Praça das Três Caixas d’água, que São Pedro e o público porto velhense receberam o grupo Tirana Cia de Teatro de Belo Horizonte. No entanto, a chuva não foi motivo para que o público se dispersasse. Durante o acolhimento dos espectadores, com direito a dança da chuva, foi se formando uma roda para a apresentação da peça O Caboclo Zé Vigia, no Amazônia Encena na Rua.

A Tirana Cia de Teatro nasceu no Teatro Universitário da UFMG em 2008 e de acordo com a Cia, desde a sua criação, o grupo tem como objetivo aproximar a cultura popular das artes cênicas, especificamente, o teatro de rua. Assim, apostam em um “teatro aberto” aproximando os espectadores para próximo de si e assim, investindo no contato direto e intenso com o público. Este objetivo fica claro desde a temática da peça, trazendo personagens da cultura popular do cordel, que de uma maneira poética e ao mesmo tempo cômica vai costurando temas polêmicos como traição, morte e crime passional.
Outro ponto de destaque diz respeito à disposição do público em roda, onde atores e atrizes estavam bem próximos, que sem uso de microfone, nem grandes estruturas de cenário, vão cativando o público, cada vez mais envolvido com a história.
Pipocas, algodão doce, pastéis e churros não conseguiram tirar a atenção da peça e muito menos a chuva intimidou o público, já que quem estava na rua acabou se molhando com a doçura e simplicidade do espetáculo.



[1] Professor do Curso Licenciatura em Teatro na Universidade Federal de Rondônia; doutorando na Universidade Federal da Bahia.

Nenhum comentário: