Pesquisar este blog

sábado, 15 de agosto de 2015

Pássaros Engaiolados

Fundada em 1981 pela diretora Lígia Veiga, a Grande Companhia Brasileira de Mysteiros e Novidades, desenvolve suas atividades na zona portuária do Rio de Janeiro, realizando projeto de formação de jovens, moradores da comunidade local, com pesquisa cênica fundamentada nas pernas de pau, musica e dança popular.

A companhia traz ao Festival Amazônia Encena na Rua o espetáculo O Uirapuru, que teve sua estreia em dezembro de 2014, a encenação foi o ultimo trabalho apresentado na primeira noite do festival e teve seu inicio sem nem mesmo ser apresentado pela palhaça Cafuxa, cerimonialista do evento.
Veio acompanhado por problemas técnicos, microfonia, que se seguiram por toda a apresentação. E em sendo esta, a história de um pássaro, o uirapuru, os ruídos remetiam a um, ferido ou irritado, que gritava, querendo a liberdade, oprimindo os outros pássaros cênicos, personagens do espetáculo, que também lutavam por se libertar da gaiola de ferro e da gaiola do espaço cênico.
Onde se esperava ouvir os sons da natureza, imperou o ruído mecânico impetrado pela cidade, pelo homem, pela opressão do encaixotamento do teatro de rua, observado do alto pelas Três Caixas D’água, que também são de ferro.



Elcias Villar - Diretor de Teatro

Nenhum comentário: