Pesquisar este blog

domingo, 16 de agosto de 2015

Um mistério anunciado

Júnior Lopes[1]

A peça o Mistério do Fundo do Pote ou de Como Nasceu a Fome foi apresentada no Amazônia Encena na Rua pelo grupo Imaginário, de Porto Velho no dia 26 de julho de 2015. O texto é de Ilo Krugli, argentino naturalizado brasileiro, fundador do grupo de Teatro Ventoforte e um dos pioneiros em arte educação no Brasil que, com uma dramaturgia própria, é considerado divisor de águas no que diz respeito ao teatro para jovens e crianças.  

O grupo Imaginário, dirigido por Chicão Santos, tem um forte histórico de teatro em Porto Velho e é destaque com peças como Filhas da Mata, Ferrovia dos Invisíveis, Mulheres do Aluá entre outros. O Mistério do Fundo do Pote já havia sido montada em 2002 pelo Grupo, e naquele contexto, a direção foi assinada pelo professor, ator e diretor Narciso Telles. Um dos destaques da primeira montagem foi a imersão em uma leitura regional da obra, em que objetos, cenário e figurino foram confeccionados por artistas locais e crianças do centro de ensino especial (CEME) utilizando como matéria prima a juta, fibra da Amazônia.
Na montagem de 2015, o cenário foi estabelecido por um andaime e mesmo o grupo tentando uma aproximação com o público, as arquibancadas da praça acabaram prejudicando esta proximidade. Acredito também que a atenção às crianças, maioria que estava ao redor do cenário, não foi explorada pelo elenco. Apesar da preocupação do grupo em se apresentar em círculo e repetir as falas em vários pontos da roda, o número de espectadores foi muito grande e a arena designada para o público impossibilitou que a poesia da obra  e o mistério anunciado do fundo do pote fosse desvendado, e muitos que ali estavam, acabaram indo embora sem compreender como havia nascido a fome. 



[1] Professor do Curso Licenciatura em Teatro na Universidade Federal de Rondônia; doutorando na Universidade Federal da Bahia.

Nenhum comentário: