Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2011

Uma rápida visão filosófica-estética-política Sobre a Ocupação de Espaço Público pelos artistas de rua - contribuição para o Congresso Brasileiro de Teatro

 

Os teatreiros de todo o país se preparam para debater as políticas públicas e a agenda do teatro no Congresso Brasileiro de Teatro proposto pela Cooperativa Paulista de Teatro que acontecerá nos dias 26 e 27 de março em Osasco com o apoio da Rede Brasileira de Teatro de Rua e a prefeitura de Osasco -SP. O útlimo aconteceu em arcozelo, RJ, em 1979. Alguns amigos da Rede Brasileira de Teatro de Rua têm colocado no grupo de discussão virtual a questão do uso e da ocupação do espaço público no Brasil. Coloco abaixo um pequena reflexaõ que faço com o objetivo de contribuir (ou confundir) aqueles que lá estarão.
Viva Platão!

O uso do espaço público por artistas sempre foi um grande risco para o Estado.
Por onde eu tenho passado  - e "os cidadãos me emprestam os seus ouvidos" – costumo levantar uma pequena reflexão filosófica-política-estética quando "lembro" que desde o período helênico, esta discussão já era uma "pauta" na agenda filosófica política daqueles que pensavam a "democracia".
Platão foi o primeiro a reconhecer o risco iminente para a ordem pública da República, os efeitos (danosos) que a arte produzia nos "homens de bem" e expulsa os rapsodos da sua cidade idealizada.
Segundo, Augusto Boal, Aristóteles, procura controlar o conteúdo dos temas utilizados nas tragédias (realizadas em espaços abertos) como uma arma de dominação. Ari cria as primeiras regras (poética) com o objetivo de provocar medo e terror na população através do efeito catártico que as estruturas dramatúrgica propiciavam
Denis Guénoun, filósofo francês, defende a tese de que o teatro, na sua origem, é o local do público, lugar de onde se vê. E a atividade teatral nada mais é do que uma assembléia pública convocada; é quando os cidadãos se reúnem, espontaneamente, em círculo, para participarem e decidirem sobre os desejos da comunidade.
E o teatro de rua faz isto - convoca publicamente, uma assembléia de cidadãos para falar e discutir no meio da rua, no meio da praça, os seus destinos.
Esta convocação não é tolerada pelo Estado (independente do regime!) porque este tem medo do que a assembléia vai decidir (ou brechtianamente refletir e tomar consciência política), se será a favor ou contra as instituições de manutenção do poder.
Fazer teatro na rua, a céu aberto vai de encontro ao que, durante séculos, vem  sendo destruído pelos teóricos, pensadores (e muitos artistas) contratados pela elite cultural dominante -  a idéia da assembléia de espectadores que representam, por delegação, a cidade!
Uma das estratégias desenvolvidas foi levarem para o espaço fechado a atividade teatral, desfazendo o círculo com o simples apagar das luzes da platéia.
Agora a cidade não mais se vê, não se reconhece, não decide, não tem voz. Todo o poder vai para o palco "iluminado".
As autoridades sabem de tudo isto, desenvolveram (e desenvolvem) mecanismos de controle por coerção ou indução.
Estes conceitos, estão arraigados na civilização ocidental e são transmitidos pelas instituições de Educação.
As universidades, as escolas e os cursos de teatro, não reconhecem o teatro feito em espaço aberto e não o "ensinam". Se fizerem isto passam a ser centros de formação política popular e deixam de ser instrumentos do sistema coercitivo de dominação do povo.
Daí, os apoios financeiros e os recursos públicos são negados à arte pública e são "doados" às artes privadas
O Capital, por sua vez, percebeu que pode "explorar" comercialmente as praias, praças, calçadas e todo o tipo de logradouro público. Até mesmo "patrocinando com exclusividade" grupos de teatro de rua do Brasil.
Não é raro encontrarmos ruas públicas "alugadas para o carnaval dos abadás ou dos camarotes onde o cidadão para entrar na rua no período momesco, tem que pagar. Outras atividades privadas em lugares públicos como estacionamentos, cadeiras de bares, torneios esportivos, entre outros, cercam (com autorização das prefeituras) tudo e obtém mais lucro.

 A polícia, a política e a burocracia reconhecem e identificam nos grupos de teatro de rua, rebeldes, atuadores, manifestantes, provocadores da Desordem Pública.
Estas instituições têm como uma de suas funções, impedir que haja convocação pública da comunidade e a formação de uma assembléia de cidadãos na praça, nas ruas, por se caracterizar como uma ameaça ao poder e uma revolução.
Por outro lado, nós, conscientemente ou não, também carregamos em nossa memória ancestral a necessidade sempre urgente (e insurgente) de irmos para as praças  - sejam estas no Barhein, na Tunísia, em Paris, no metrô de São Paulo ou Líbia ou Nova York -  nos reunirmos e decidirmos nossos desejos e destinos, povo que somos.
Para mim, o uso espaço público pelos artistas de rua continuará existindo e o poder continuará criando regras, leis e poéticas para controlá-lo.
Sinceramente, não sei até onde seria possível um acordo entre a água e o azeite para que se misturem ou se aturem. O quê é que nós queremos do governo, dos vereadores, do prefeito? A ministra irá criar um decreto que "legalize" a atividade artística na rua? Teremos a Lei do Teatro de Rua?
O Congresso Brasileiro de Teatro, que ocorrerá na cidade de Osasco no dia Mundial do Teatro, terá muito o que discutir, principalmente se aceitam como teatro, atividade política realizada nas ruas, a arte pública que alguns chamam de TEATRO DE RUA, incontrolável, marginal, desclassificado e criminosos para a República.
Viva Platão!

Licko Turle
 
Livro Teatro de Rua no Brasil - Acesse o link

Nenhum comentário: